Trimurti - A Trindade Divina

Charles Darwin (Feb 1809 – Abr 1882), em sua Teoria da Evolução, referiu-se à "Lei da Destruição Criadora", como uma forma de renascer, de emergir para o mundo/ habitat, mais forte e adaptado.
Joseph Alois Schumpeter (Feb 1883 – Jan 1950), foi um economista Austriaco-Americano que popularizou o termo "destruição criativa", na economia.
Mas, no que essas duas personalidades se relacionam com o Yoga? Bem, eu tracei somente um parâmetro de relação com a ideia de que algo tem que ser destruído para dar lugar à nova criação, possivelmente mais resistente, evoluída, resiliente e pronta para futuras progressões.
O deus Shiva, o deus dos praticantes do Yoga, simboliza o auto-controle e devoção, mas também a morte e destruição. E como um deus destruidor pode se relacionar com o Yoga? Bem, Shiva simboliza o despertar da consciência, que destrói a falsa identificação com a matéria, "encolhe" o ego humano e rompe com o ciclo repetitivo dos pensamentos, das idéias ineficazes, dos hábitos e dos apegos.
Na realidade, a destruição refere-se a uma gradativa derrocada da ilusão da individualidade, do drama pessoal e de todas as impressões, julgamentos e classificações que bloqueam a fluidez do nosso caminho, reduzem a nossa capacidade de resolução, assim como as nossas possibilidades e afunilam o nosso campo de visão.
Trimurti representa a tripla divindade suprema, que lidera os diferentes estados do universo e é manifestada por: "Brahma - O deus da Criação", "Vishnu - O deus da Preservação, Manutenção e do Equilíbrio" e "Shiva - O deus da Destruição, Transformador e Renovador de todas as coisas".
Assim, compreendemos que todos eles, são tão somente diferentes manifestações ou avatares de um único Deus, a grande força absoluta do universo, que no hinduísmo é conhecido como Brahman Supremo. Brahma, Vishnu, Shiva, Ganesha, e outros deuses, são todos, originários de Brahman Supremo. Segundo a mitologia hindu, Brahma nasceu ao lado esquerdo de Brahman; Vishu, ao lado direito; e Shiva, ao centro.
Imagem: httpwww.triada.com.brespiritualidadefe_orientalaq173-201-1084-1-a-divina-trindade-hindu.html
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão