Dia Internacional do Yoga

Para alguns, as celebrações que ocorreram no dia de hoje, 21 de junho, reduziram a prática do Yoga a uma coreografia, um golpe de marketing e promoção do governo indiano. Entretanto, muito longe de extremismos e julgamentos, esta "primeira" comemoração reverencia os belos ensinamentos que passam de geração em geração a estimados 5.000 anos e tem um significado especial para os seus praticantes em todas as partes do mundo.
Com o apoio de muitos líderes mundiais e 177 Estados-Membros, o dia 21 de junho foi declarado como o Dia Internacional do Yoga pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 11 de dezembro de 2014 e, assim, reconhecida como uma filosofia com disciplinas física, mental e espiritual, ciência estudada, interpretada, repetida e vivida, transmissora da paz, amor, união e beleza, digna de ser considerada um patrimônio da humanidade.
Leiam parte da declaração do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, durante o seu discurso na Assembléia Geral da ONU em 27 de setembro de 2014:
"O Yoga é um dom inestimável da tradição antiga da Índia; a unidade entre mente e corpo, pensamento e ação, contenção e harmonia entre homem e natureza; uma abordagem holística para a saúde e o bem-estar. Não se trata de exercício, mas se descobrir o sentido da unidade de si mesmo, do mundo e da natureza. Ao mudar nosso estilo de vida e criar consciência, ele pode nos ajudar a lidar com a mudança climática. Vamos trabalhar no sentido da adoção de um Dia Internacional de Yoga."
Ao sugerir 21 de junho, foi considerado que esta data é o primeiro dia (de 21 a 23 de Junho) do Solstício de Verão, na Índia, ou seja, fazendo com que a luz solar incida com maior intensidade nos hemisférios. Na perspectiva do Yoga, o Solstício de Verão marca a transição para Dakshinayana (दक्षिणायण), considerado um momento em que há um apoio natural para aqueles que estão buscando os ensinamentos das práticas espirituais. Isto também marca o fim do período de seis meses Uttarayana no calendário hindu. A primeira lua cheia depois do solstício de verão é conhecida como Guru Purnima, quando é dito que Lord Shiva, o primeiro praticante de yoga (Adi Yogi), começou a transmitir os conhecimentos do Yoga para o resto da humanidade, tornado-se o primeiro guru (Adi Guru).
Ressaltando a importância do Yoga, Sri Ravi Shankar declarou:
"O Yoga faz de você uma criança, novamente. Quando há Yoga e Vedanta (uma das filosofias religiosas mais antigas do mundo, que afirma a unicidade da existência, a divindade da alma, e a harmonia das religiões, abordagens muito oportunas para este momento de intolerâncias e discriminações que vivemos, não é mesmo?), não há falta, impureza, ignorância e injustiça. O Yoga é a porta que liberta o mundo das misérias."
O primeiro Dia internacional do Yoga foi celebrado mundialmente no dia de hoje, 21 de junho de 2015, por mais de 200 milhões de pessoas em toda a Índia e em 192 países. Entre a multidão estava o embaixador dos EUA, Richard Verma e membros do corpo diplomático estrangeiro.
Em um endereçamento em uma conferência internacional sobre oYoga, após a prática, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi pediu às pessoas para abraçar o Yoga com o propósito de atingir "mais alta perfeição divina". Acrescentou que, praticar o Yoga regularmente ajuda a reduzir a ganância, a violência, o custo dos cuidados com a saúde e os conflitos dentro das comunidades e entre as nações.
Sankalpa = Voto solene para agir com intenção definitiva
"Eu me comprometo a fazer de mim um ser saudável, pacífico, alegre e que
ama o ser humano.
Através de cada ação, vou me esforçar para
criar uma atmosfera pacífica e amorosa ao meu redor.
Eu me esforço para
quebrar as limitações de quem eu sou agora e reconheço o parentesco de minha própria vida com todas as outras formas de vida.
Eu reconheço a unidade de tudo que existe."
Imagem: http://www.indembassy.be
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão