Meditação e Biologia Autodirigida I
A meditação nos brinda com a capacidade de organizar as nossas mentes para que a nossa própria sabedoria interior possa responder às tantas questões da nossa mente hiperestimulada: Qual o caminho tomar? Como definir as minhas metas? Como lidar com as minhas emoções?...
Ao contrário da primeira impressão, uma pausa na nossa atribulada jornada não paralisa as nossas ações, mas expande a nossa capacidade de escutar a nossa intuição com reservada calma, o que acaba por expandir as nossas possibilidades e o senso de organização frente aos desafios e decisões.
As antigas técnicas Yogues de Meditação, origem de todas as práticas, guardam muitas semelhanças com o estilo de meditação "mindfulness", derivada da tradição budista, tão popular e estudada nos nossos dias. Entre tantos benefícios elencados encontra-se a redução do estresse, conquistada simplesmente através da atenção aos ciclos inspiratórios e expiratórios, estimulo à vivência do momento presente e à calma mental.
Hoje, a ciência também está redescobrindo a validade da perspectiva antiga sobre a felicidade, relacionando esse sentimento ao altruísmo, à gratidão, ao perdão,"decisões e atitudes" que têm a real capacidade de afetar positivamente a nossa genética, a reprodução de nossas celulas e as nossas capacidades intelectual e cognitiva.
Se mantivermos o hábito da meditação, construiremos um melhor relacionamento conosco mesmo, fortalecendo a atenção à nossa essência no desenvolvimento da gratidão, da generosidade, da paciência....e, até mesmo aqueles eventos que lutam contra nós, passarão a ser considerados sob uma nova perspectiva, sob a perspectiva do nosso caminho evolutivo. É uma forma grandiosa e suave de tornamos-nos mais fortes pela soma energética de um corpo saudável, uma mente em equilíbrio e um espírito reconhecido.
Sobre o Palestrante:
Matthieu Ricard, 15 de fevereiro de 1946, Aix-les-Bains, Savoie, França, Ph.D. em Genética Molecular pelo Instituto Pasteur, ganhador do Prêmio Nobel François Jacob, monge budista, autor e fotógrafo que vive no Nepal. Depois de completar sua tese de doutorado em 1972, decidiu abandonar sua carreira científica e concentrar-se na prática do budismo tibetano e no tema "felicidade", como um objeto de investigação, concluindo que a permanência nesse estado fundamental, requer o mesmo tipo de esforço e treinamento da mente do que qualquer outra atividade séria que nos envolvemos.
Após exaustivas análises científicas que detectaram a sua atividade cerebral, Matthieu Ricard, o monge budista, foi considerado por essa comunidade como o "homem mais feliz do mundo".
Suas reflexões profundas e cientificamente tecidas, sobre a felicidade e o budismo, transformaram-se em vários livros, incluindo The Quantum and the Lotus: A Journey to the Frontiers Where Science and Buddhism Meet e Happiness: A Guide to Developing Life's Most Important Skill; Tibet: An Inner Journey (este sobre fotografia). Ao mesmo tempo, ele também trabalha em projetos humanitários.
Personalidade importante, presente no Forum Mundial de Davos.
Fonte: TED - How to let altruism be your guide, Filmed October 2014 at TEDGlobal 2014
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão