Alimentação Pilar da Nossa Saúde

Apesar dos grandes avanços dos medicamentos e tratamentos médicos, manter uma dieta saudável, ser fisicamente ativo, não fumar, ainda são as melhores estratégias para prevenção de diversas doenças. Por exemplo, melhorar a dieta reduz o risco de sofrer de uma das diversas versões de doença cardíaca, como elevação do colesterol, da pressão arterial, dos níveis de açúcar no sangue e, em consequência, da insulina... e quando se trata de risco de doenças, através do ganho de peso e da diabetes, claramente não há vencedores.
Assim, além da melhora nas funções do coração e vascular, quando há uma diminuição dos processos inflamatórios, a obesidade é diretamente atingida.
Seria bom então que a sociedade moderna entendesse que, não se pode encontrar a solução dos problemas de saúde em uma farmácia, ou seja, que não há medicamento, nutrientes ou vitaminas manipuladas que, individualmente, possa nos tornar mais saudáveis, do que o conjunto que compõe um estilo mais saudável e que pode reduzir drasticamente o risco de doenças.
Ainda na mesma linha de entendimento, hoje temos à disposição dados de uma alimentação saudável com base na ciência nutricional e não influenciada pela pressão comercial.
Não há nada de novo, mas abaixo segue a orientação nutricional recentemente publicada pela Universidade de Harvard.
Escolha a variedade que vem da natureza: faça com que a metade de suas refeições seja composta por vegetais e frutas.
Opte pela qualidade dos carboidratos: Escolha grãos integrais e limite a ingestão de grãos refinados, como arroz branco e pão branco, pois o corpo rapidamente os transforma em açúcar que vai para a circulação sanguínea.
Escolha fontes saudáveis de proteína: peixes, carnes brancas, grãos como feijão, grão-de-bico e ervilhas e as nozes e castanhas, devem ser a preferência em detrimento às carnes vermelhas e carnes processadas, incluindo aqui os embutidos.
Escolha fontes de gordura saudáveis: azeite de oliva, linhaça, abacate e as nozes e castanhas, dentre tantas outras, que são boas para o coração, artérias e o resto do corpo.
Beba água, chá e café com moderação e evite as bebidas açucaradas, que fornecem demasiadas calorias vazias.
Por fim, coloque ainda mais prazer em seu dia-a-dia e seja fisicamente ativo!
Fonte: Harvard Health Publications by Dariush Mozaffarian, MD, Dr.PH, Professor de Medicina e Epidemiologia do Hospital de Brigham, Harvard Medical School e Harvard School of Public Health, e Ellen di Bonaventura MS, RD, LDN, nutricionista no Hospital Geral de Massachusetts.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão