Atenção e Propósito

"O propósito de cada um, nesta vida, é encontrar o seu próprio propósito e, então, se entregar a ele de todo coração."
~ Gautama Buddha
O processo de autoconhecimento é a condição inegociável para que vivamos confiantes. Necessário para avivar a nossa consciência e permitir uma melhor compreensão do nosso eu, alinha propósito e desempenho na nossa vida. Para tanto, aprender a desenvolver a atenção e monitorar a qualidade dos pensamentos, intenções e ações é primordial.
Inclusivas e acessíveis, tanto a meditação quanto o Yoga tratam com estruturas funcionais do cérebro, abrindo espaço para modularmos a nossa postura mental - reações, comportamentos e ações -, nos habilitando a desempenhar sobre os nossos pensamentos. Gradativamente, assumimos a responsabilidade sobre as nossas emoções.
O Autoestudo é o quarto Nyama, dentre as cinco observâncias pessoais. Funcionam como um refinamento dos processos internos, uma vez que nos levam a assumir a responsabilidade pelo estado de nossa alma. Assim, uma das obrigações do praticante do Yoga é ir além do dever e fazê-lo bem, de todo o coração. Dessa forma, é ter o desejo de findar o conflito entre o coração e o cérebro, buscando a verdadeira unidade.
No processo, aprendemos a ouvir a voz interior, em oposição à conhecida mente "tagarela", que por tudo se distrai, se retrai, se estressa, se tortura, se intoxica, se encanta, se vende...
Em vista de ser o corpo o veículo para a alma e sofrer todos os tipos de assaltos no mundo material, quanto mais nos conhecemos, mais nos tornamos confiantes da nossa sabedoria intuitiva, que flui da essência mais profunda e nos liga à corrente energética universal da vida. E quanto maior for a sintonia com a sabedoria somática entre o nosso corpo e mente, menores e menos frequentes serão os nossos sofrimentos físicos e emocionais.
O objetivo universal do ser humano é fazer o bem, servir sempre e desenvolver-se como indivíduo. Cada um de nós se encontra num estágio, embora toda a humanidade se mantenha dentro de certa faixa de desenvolvimento. Rumo ao bem e como seres conscientes, sabemos quando nos desviamos do propósito. Muito bem, isso acontece! Mas para o nosso próprio benefício, a meditação nos ensina a refletir, sentir e ...voltar ao rumo então, espalhando a paz e o amor, reflexos que são do nosso estado interior.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão