top of page

Sutra 1.3


Tada Drastuh Svarupe Avasthanam

Então, a alma habita em sua própria verdade esplendorosa.

Tada - então

Drastuh - a alma, o observador, a testemunha

Svarupe - em seu próprio, em seu estado

Avasthanam - descansa, permanece, habita, irradia

Patañjali ao compilar as normas e preceitos da filosofia do Yoga e expô-las no Yoga Sutras, ofereceu-nos subsídios para refletirmos sobre nós mesmos quanto à possibilidade da nossa autotransformação e iluminação, facilitando a experiência da alma, essência energética intimamente ligada ao corpo físico, seja através das técnicas meditativas ou das técnicas físicas.

Através do Yoga Sutra 1.3, Patanjali nos diz que quando com a atenção é sustentada firmemente, nos é permitido experimentar a nossa verdadeira natureza para poder agir autenticamente através da nossa verdade, o que ele chama de drastuh.

Dessa forma, o praticante do Yoga não deve perder o foco do caráter disciplinador da filosofia, mesmo quando ela altamente física que, embora trabalha através do corpo, não torna o seu praticante depende da forma. Buda dizia que "todo apego convida o sofrimento a fazer morada em nossas vidas, pois tudo é transitório e fadado ao fim".

Patanjali, para o caminho da descoberta, sugeriu TAPAS (ver 3º Niyama) - Superação, força de vontade, perseverança e esforço concentrado sobre si mesmo, a fim de vencer a auto sabotagem e auto- resistência do corpo, instrumento de refino da essência, da contemplação da nossa verdade e da manutenção do nosso estado de ânimo ou da nossa força vital, que se abriga na base sacral e se eleva até a região do mesencéfalo, onde inspira a inteligência que passa a compreender a importância da libertação do que é temporal, do desapego e das reações, altamente condicionadas pelo ego.

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

Tags:

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page