Doshas

" Equilibrar os seus doshas vai torná-lo feliz .
Este é o segredo para equilibrar todo o sistema mente-corpo. "
~ Deepak Chopra
A palavra sânscrita Dosha pode ser traduzida como a "constituição mente-corpo" ou de acordo com o sistema indiano de medicina, o Ayurveda (ciência da vida), o "humor biológico" atuante na fisiologia.
Já há 5.000 anos, os mestres do hinduísmo estabeleceram a Teoria dos Cinco Elementos- Pancha Mahabhutas - as expressões quintenssenciais que compõem a nossa constituição ou as estruturas internas do nosso corpo: espaço, ar, fogo , água e terra, assim suscintamente explicado:
O Espaço e o Ar: tem como encargo das qualidades do movimento e da mudança, aspectos da potencialidade pura e das infinitas possibilidades.
O Fogo: tem como encargo da qualidade da transformação.
A Água: tem como encargo das qualidades da coesão e proteção.
A Terra: tem como a solidez e estabilidade, fundamentais para a existência do nosso corpo físico.
Por todos estes elementos serem componentes essenciais da vida, todos nós os temos presentes em nas nossas células, para que se dê o movimento, o metabolismo e a proteção dos tecidos e órgãos. Entretanto, o que nos diferencia seriam as diferentes proporções de cada um destes, fazendo com que cada um de nós seja o resultado dessa conjugação particular e original.
Chamados de Vata, Pitta e Kapha, os Doshas compõem a teoria central da medicina Ayurveda, que apoia-se em dois conceitos:
1. Cada ser representa uma "alquimía única", com proporções diferenciadas de cada um dos três doshas, sendo isso o que determina as distintas características da constituição, expressão, personalidade, entendimento, estilo, comportamento.
2. Embora haja uma prevalência que revela o "humor biológico" ou dosha primário governante, a saúde integral dependerá da alquimia, do equilíbrio e da atuação de cada um dos cinco elementos nas diversas áreas de cada ser, sopesando os três humores fundamentais.
O importante em conhecer e compreender essa constituição biológica é a de nos tornar mais conscientes e empoderados das próprias forças, assim como das fragilidades e predisposições ao desenvolvimento de doenças e padrões negativos de conduta. Esse conhecimento aliado a pratica do Yoga permitirá o aprofundamento intrapessoal e melhor compreensão das resistências e inquietudes durante as aulas, diante dos movimentos e posturas.
Já na vida diária, será mais um instrumento de conhecimento para as reflexões e observações, diante dos desafios e das relações interpessoais.
Vamos explorar um pouco as características principais, em separado, de cada um dos dosha:
Vata Dosha - composto a partir dos elementos espaço e ar, tem por princípio o impulso necessário para mobilizar a função do sistema nervoso, regulando o movimento e alterações mentais, físicas e orgânicas. Quando em equilíbrio, a dominância desse dosha se expressa em ânimo, entusiasmo e um corpo magro. Quando em desequilíbrio, provoca a aceleração do estado mental e o descontrole orgânico, representado por sentimentos de ansiedade, medo, insônia, perda de peso não intencional e digestão irregular. Para as pessoas que têm esse dosha como predominante, a rotina de uma vida regrada, com períodos determinados para a prática da meditação, de refeições saudáveis e feitas em um ambiente harmonioso e o sono regular e suficiente, auxiliará no seu equilíbrio.
Pitta Dosha - composto a partir dos elementos fogo e água, é o humor bilioso, secretado entre o estômago e intestinos e que flui através do fígado, permeando baço, coração , olhos e pele. É o princípio da transformação e do metabolismo. A constituição Pitta é saudável e resulta em forte apetite e digestão de ambas, informações e experiências. Quando em equilíbrio, a predominância desse dosha se traduz em vitalidade e intensidade em suas ações e em um corpo forte e vigoroso. Desequilibrado, o seu humor "visceral" se traduz em aumento de calor corporal e aceleração mental. A exacerbação excessiva do elemento fogo se reflete em episódios de azia, úlcera, hipertensão e doenças inflamatórias. Já, mentalmente, a acumulação do fogo manifesta-se através de irritabilidade, raiva, agressividade e dominância. Uma rotina acalmada, que desestimule a exposição a excessos, como a prática da competição, será imprescindível. Embora contenha certo conflito de interesses, deve buscar momentos de lazer na convivência com a natureza, afastando-se do consumo de álcool (água fogo) e de ambientes barulhentos.
Kapha Dosha - composto a partir dos elementos terra e água, é um dosha de corpo denso de grande estrutura, mantenedor e protetor da integridade estrutural da mente que fluidifica o corpo pelo transporte dos nutrientes. Pessoas com predominância nesse dosha são almas contentes, emotivas, generosas, confiáveis e sólidas. Quando em equilíbrio, essa predominância se traduz em tranquilidade e segurança nas ações. Quando em desequilíbrio, buscam preencher o vazio e a satisfação interior, tornando-se acumuladores de coisas, relacionamentos, alimentos, que não seriam necessários, manifestando fisicamente no ganho de peso, na retenção de líquidos, nas reações alergicas. Esse descontentamento manifesta-se em letargia física, teimosia e resistência a mudanças. Para aliviar o excesso de Kapha, o esforço em se exercitar é importante, assim como a prática da higiene alimentar, ou seja, presar pela ingestão de alimentos nutritivos e suaves. As nossas atitudes sempre podem ser ajustadas e melhoradas. O nosso corpo e mente, sempre podem ser curados. A prática da Meditação regular e do Yoga com disciplina é a receita perfeita, simples e natural para o equilíbrio de todas as composições do humor biológico, sempre muito desafiado diante das necessidades da vida diária.
Daremos continuidade ao assunto, em textos futuros.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão