21 de Junho - Dia Internacional do Yoga
- Claudia B.
- Jun 21, 2017
- 2 min read

A nossa conexão com os astros e com o nosso planeta Terra, nos dá senso de posição dentro da teia maior da vida que nos rodeia. As estações do ano, diretamente ligadas aos solstícios e aos equinócios, completam essa composição.
Tanto o Solstício como e Equinócio são eventos astronômicos que ocorrem duas vezes ao ano, marcando o dia mais longo, ou a noite mais longa do ano, sendo que a data e hora exatas desses fenômenos variam ano a ano: os solstícios de 2017, ocorrerão no dia 21 de junho às 04:24 hs e no dia 21 de dezembro às 16:28 hs. O Solstício de Verão é determinado pelo Sol, quando este atinge a sua excursão mais ao norte, ou seja há a maior luz solar ou o dia mais longo e o Solstício de Inverno é determinado pelo Sol, quando este atinge a sua excursão mais ao sul, ou seja, a menor luz solar ou a noite mais longa, sempre em relação à linha do Equador na esfera celestial.
Para nós, em São Paulo ou no Hemisfério Sul, o Solstício de 21 de junho é o solstício de inverno, quando o sol está no ponto mais ao sul e o Solstício de 21 de dezembro, é o solstício de verão quando o sol está em seu ponto mais ao norte.

Já no Oriente ou no Hemisfério Norte, o solstício de verão chega nesta próxima quarta-feira, 21 de junho, o primeiro dia do verão que representa o dia mais longo do ano. Como para a tradição do Yoga esse um dia para se reconectar com a natureza, ele foi escolhido para se comemorar o Dia Internacional do Yoga.
Assim, independente da nossa localização, a data é internacional e então, comemorada juntamente com a tradição indiana que estará vivenciando o Solstício de Verão, que simboliza a transição dos dias curtos do inverno para os brilhantes e longos dias de verão.
Tantas de nossas práticas nos fazem despertam para a importância de reverenciar o Sol como um astro magnânimo, da qual toda espécie de vida depende. A Saudação ao Sol ou Surya Namaskar objetiva que absorvamos essa energia fundamental, preferivelmente executada pela manhã, com o torso de frente para o sol, no número de 108 repetições.
Enfim, o Dia Internacional do Yoga é um dia para, globalmente sincronizados, elevarmos a nossa vibração e unirmo-nos em pensamentos e intenções nobres, de procurarmos nos manter na retidão da paz e da oração (orar + ação), no auto-aprofundamento que a meditação nos oferece e na gratidão pelos ensinamentos do Yoga, que tanto pode proporcionar a todos, saúde física e emocional.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão
Commentaires