Você já realizou o seu teste de glicemia, este ano?

O Diabetes Mellitus Tipo 2 é uma desordem metabólica caracterizada pela elevação do açúcar no sangue mediante ao organismo apresentar resistência à insulina ou relativa ausência da mesma, hormônio que ajuda as células a absorver o açúcar no sangue e transformá-lo em energia. De acordo com o órgão americano "National Diabetes Statistics Report", uma em cada quatro pessoas com diabetes não está diagnosticada, ou seja, vivendo com a condição de diabetes tipo 2 sem sequer sabê-la ou, mesmo, uma condição precursora à doença, apresentando níveis prediabéticos de açúcar no sangue.
O diabetes tipo 2 aumenta o risco de perda de visão, doença cardíaca, acidente vascular encefálico, falência renal, amputação de dedos dos pés, pés ou pernas e até a morte precoce.
No entanto, essa é uma doença que está relacionada ao estilo de vidado indivíduo, uma vez que simples alterações, como exercitar-se rotineiramente, manter o peso ideal, restringir o consumo de pães, grãos refinados e açúcares adicionados, podem evitar, controlar ou reverter essa situação.
A American Diabetes Association recomenda que o teste de glicemia seja realizado, ao menos, a cada três anos a aqueles indivíduos que apresentam resultados anteriores normais e não tiverem casos de ascendentes com histórico da doença. No caso oposto a essas condições, o teste deve ser realizado anualmente ou mediante solicitação médica. O intervalo de normalidade para um teste de açúcar no sangue em jejum é entre 60 e 99 miligramas por decilitro (mg / dL). Aqueles cujo resultado for entre 100 a 125 mg / dL já se encontram em uma condição de prediabetes.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão