21 de Junho - Dia Internacional do Yoga

"Eu me comprometo a fazer de mim um ser saudável, pacífico, alegre e que ama a todo o ser humano.
Através de cada ação, eu vou me esforçar para
criar uma atmosfera pacífica e amorosa ao meu redor.
Eu me esforço para
quebrar as limitações de quem eu sou agora
e reconheço o parentesco de minha própria vida com todas as outras formas de vida.
Eu reconheço a unidade de tudo que existe."
Com o apoio de muitos líderes mundiais e 177 Estados-Membros, em 11 de dezembro de 2014, o dia 21 de junho foi declarado como o Dia Internacional do Yoga pela Assembléia Geral das Nações Unidas, passando assim a prática a ser considerada um patrimônio da humanidade e uma filosofia e ciência estudada, interpretada, repetida e vivida, através de disciplinas físicas, mentais e espirituais.
Para os países que ficam acima da linha do equador, essa data marca o solstício de verão simbolizando a transição dos dias curtos do inverno para os dias brilhantes e longos do verão. Como para a tradição do Yoga esse um dia para se reconectar com a natureza, tanto aquela que nos circunda, como a nossa própria natureza magnânima, esta foi a data escolhida para se comemorar o Dia Internacional do Yoga.
Já para nós, no Brasil, esse evento astronômico é conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do Sol. Em 2018, o solstício de inverno será às 07h07 (horário de Brasília) do dia 21 de junho.
A prática da Saudação ao Sol ou Surya Namaskar, além de objetivar que absorvamos a energia do astro que possibilita toda espécie de vida, nos lembra de quão importante é mantermo-nos como um microcosmo, com o nosso sol interno sempre resplandecente, oferecendo a nós mesmos a oportunidade de sermos mais radiantes, saudáveis, espiritualmente despertos e totalmente envolvidos com a nossa missão de vida.
As práticas do Yoga são simples e assim devem ser mantidas, permitindo que a vivência da instrução atue na essência do ser, curando, restaurando, equilibrando e revigorando os nossos corpos, mentes e almas.
A prática continuada do Yoga concilia-se perfeitamente àqueles que são visionários sobre os seus projetos e possibilidades, que primam pela qualidade e eficiência do treinamento e que buscam significado e autoconhecimento na expressão do movimento.
Em comemoração ao Dia Internacional do Yoga, no próximo dia 21 de Junho de 2018, quinta-feira, vamos nos unir em bons, pensamentos e intenções, a toda a comunidade global de praticantes, que perpassa os séculos, na busca de aprendizado e evolução. Que seja um dia em que as nossas experiências transformacionais sejam comemorados e profundamente vividos como forma de gratidão.
A todos os meus alunos, agradeço pelo esforço de fazerem a sua parte, todos os dias!
Shanti!!!
(Paz!!!)
Namastê!!!
(Reconheço que o Divino que eu sinto em mim, também vive em ti!!!)
(Curvo-me diante de ti, ser divino!!!)
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão