Yoga - Uma pincelada sobre a filosofia
“Você fracassa no palco da vida porque tenta representar um papel diferente do que lhe foi divinamente designado. Sintonize-se com o Espírito e representará bem o seu papel no drama terreno”.
Paramahansa Yogananda, A Eterna Busca do Homem

A compreensão teórica que sustenta a filosofia do Yoga é de que o conhecimento é o caminho para a iluminação. De acordo com os ensinamentos, o sofrimento advém da ilusão da separatividade entre a consciência individual e a Consciência Universal ou Brahman.
Para tanto, os Yoga Sutras é o guia prático, o roteiro perfeito para o buscador da iluminação diante da jornada espiritual que é esta vida, que tem como propósito fundamental a purificação, o refinamento e a rendição do nosso ser.
Os Yoga Sutras foi o grande presente deixado por Patanjali à humanidade. Conta a história que Patanjali nasceu nas mãos da yoguini Gônika, durante um ritual de oferenda ao Deus Sol (Surya). "Pat" significa cair, caído e "anjali" significa mãos em prece, oferenda. Indiano, estima-se que Patanjali viveu entre o segundo e o quarto século aC., quando reuniu e decodificou uma filosofia profunda, puramente intelectual, ensinada até então, somente oralmente de mestre para discípulos.
Os aforismos do Yoga Sutra estão distribuídos em quatro capítulos, entitulados pela ordem:
Samadhi Pada (51 aforismos),
Sadhana Pada (55 aforismos),
Vibhuti Pada (55 aforismos)
Kaivalya Pada (34 aforismos).
...No total são 196 Sutras, divididos em quatro capítulos, distribuídos em:
Objetivos e a prática do Yoga
Desenvolvimento dos poderes yogues
Liberação, advindas das práticas espirituais
...E inicia-se pelas mais famosas palavras da literatura espiritual hindu:
Yoga Sutra 1.1 ATHA YOGA-ANUSHASANAM
“AQUI AGORA, O ENSINO SISTEMÁTICO DE YOGA”.
Yoga Sutra 1.2 YOGASH CITTA-VRTTI-NIRODHAH
“YOGA É A CESSAÇÃO (compulsiva) DOS TURBILHÕES (das funções) DA MENTE.”... "Yoga é o estabelecimento progressivo da mente no silêncio".
Cap. I, Sutra 3 TADA DRASHTHUH SVARUPE'VASTHANAM
“ENTÃO, A VERDADE DA ESSENCIA APARECERÁ”. ..."Quando a mente está estabelecida, estamos estabelecidos em nosso próprio estado essencial, que é consciência ilimitada. Nossa natureza essencial é geralmente ofuscada pela atividade da mente".
A maioria das sociedades pouco valorizam os cuidados com o espirito, vivendo a necessidade de "urgência" de sucesso. As dúvidas, o caos e a confusão dos nossos pensamentos fazem com que esqueçamos quem realmente somos. Assim, compreendendo que o principal obstáculo ao progresso espiritual é o estresse e o comportamento descontrolado da mente cabe a entrega ao silêncio, onde se esconde o nosso verdadeiro Eu.
Imagem: http://www.miamiyoga.com/yoga-sutras-maharishi-patanjali/
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Yoga – Pilates – Treinamento Funcional – Sling Training – Especializanda em Fisioterapia Esportiva