top of page

Riscos Surpreendentes da Má Postura


Seja como resultado de ficarmos sentados em uma mesa de trabalho o dia todo, curvados olhando para um smartphone ou "jogados" em um sofá, os desequilíbrios musculares decorrentes da má postura habitual, afeta a maioria dos indivíduos, independente da idade.

O corpo pode assumir uma postura errada por vários motivos: • Anatomia individual: assimetrias e desequilíbios na formação; anormalidades biomecânicas nos membros inferiores, como a alteração na rotação do fêmur, anatomia da região plantar, diferença no comprimento dos membros inferiores; • Má postura / mal alinhamento ao longo do dia; • Desuso / desequilíbrio dos músculos - uso inadequado dos músculos do núcleo do corpo, que encontram-se na cintura pélvica, espinhais, abdominais, cintura escapular;

• Lesões prévias e patologias.

Embora dores nas costas e pescoço estejam no topo da lista, a má postura, pode ocasionar tantas outras situações, como dificuldade de manter o bom equilíbrio, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, cansaço, desalinhamento dos maxilares, etc.

Mas alguns outros problemas podem ser inusitados para a maioria de nós, como:

1. Incontinência: Decorrente da pressão que a má postura coloca sobre a bexiga, o posicionamento desleixado que, aumenta a pressão abdominal, também diminui a capacidade dos músculos do assoalho pélvico em manter essa pressão. A anteroversão pélvica ou inclinação anterior da pélvis, também pode influenciar, em muito, essa condição, que envolve também insuficiente recrutamento dos glúteos, isquiotibiais encurtados.

2. Constipação: Caracterizada por menos de três evacuações por semana; fezes duras e secas; esforço; sensação de evacuação incompleta, a má postura inibe o peristaltismo, ou seja, as contrações que permitem que o bolo fecal seja expulso.

3. Azia e digestão lenta: Após uma refeição, a má postura pode desencadear azia causada pelo refluxo ácido (quando o ácido do estômago esguicha de volta para o esôfago).

4. Depressão: Exaustivos estudos já demostraram que a postura encurvada está relacionada ao cansaço, à falta de energia, à tristeza e a maior produção de cortisol, ou seja, o hormônio do estresse.

O que podemos fazer?

Um dos maiores erros que podemos cometer ao iniciarmos um programa de exercícios é assumir que o nosso corpo está funcionando em perfeito estado de equilíbrio e que, portanto, nenhuma atenção deve ser dada para corrigí-lo. Ao pensarmos somente em fortalecer ou somente alongar, podemos estar reforçando negativamente disfunções, compensações, padrões de movimento, e de postura.

A idéia deve ser que, façamos os nossos exercícios físicos, com o propósito de nos ajudar a superar algumas dificuldades que teriam implicações a longo prazo, assim como, nos beneficiarmos na forma de como nós envelhecemos.

O objetivo será construir a força e a flexibilidade necessárias para que os músculos do núcleo do corpo - abdômen, no assoalho pélvico e nas costas - consigam manter a coluna na posição vertical e neutra.

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Sling Training

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page