top of page

Dharma e Karma


"Voce não será punido por alguém por sentir raiva, mas esse próprio sentimento o punirá".

~Buddha

O Dharma refere-se ao dever da pessoa nesta vida e é estabelecido de acordo com os propósitos para esta vida, dessa pessoa. Há também um propósito coletivo, que é alcançar a união da alma com a realidade suprema e, enfim, encontrar a sua maior felicidade.

Já o Karma é um dos conceitos espirituais mais antigos do mundo. Amplamente aceito no oriente, muito antes do cristianismo ou do judaísmo, o conceito de karma está ligado às condutas, de acordo com os códigos descritos pelos ensinamentos espirituais universais, ou seja, que todas as ações de uma pessoa irão gerar um determinado resultado, influenciando o seu destino. Acredito, no entanto, que a maior dificuldade de compreensão que temos, se deve ao olhar estreito que temos da vida, minimizando-a em apenas uma existência. O karma está incluído num processo reencarnacionista, que faz com que tudo esteja interrelacionado, passado, presente e futuro.

Podemos listar alguns pontos que nos ajudam a trilhar um caminho de retidão:

  • A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória;

  • O nosso crescimento terá que acontecer, de qualquer forma, mesmo que para isso tenha que haver retrocessos;

  • A vida se repete até que estejamos prontos para aceitar as lições que precisamos aprender;

  • Temos que nos responsabilizar por nossas vidas;

  • Não podemos servir a dois senhores ao mesmo tempo: ou o nosso foco está em valores superiores e espirituais, ou está na vibração dos pensamentos mais baixos, como ganância, raiva, competição, etc.

  • Tudo o que vale a pena requer algum trabalho. Assim, paciência, determinação e resignação; Não tenhamos medo de esperar.

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page