Prana

Este será o primeiro de muitos textos, no qual discursarei sobre este tema fascinante pelo tamanho de sua importância na nossa vida.
Pra = impulso emergente
Na = movimento.
Entende-se por PRANA o constante movimento que emergente do impulso, que é a própria "força vital" ou "energia vital".
Podemos imaginar o Prana como um rio que flui através da paisagem, que é o corpo e que liga o mesmo à sua fonte de criação e criação de toda forma de vida, que a sustenta e dá a base para a expressão nesta existência material.
Presente na luz do sol, essa força imanta as partículas do oxigênio e alcança, assim, a água, as plantas e toda a espécie de vida. Para nós, seres humanos, é o elemento mais importante, pois é essa energia que movimenta e realiza a ciência da vida e nos faz dispostos para encarar os desafios de um novo dia. Entendemos então, que através de exercícios, podemos movimentar o Prana positivamente e favorecer as condições que nos levam ao aumento do equilíbrio físico, emocional e mental, beneficiando toda a fisiologia do organismo.
Já no momento do nosso nascimento, recebemos o Prana Congênito, que é a nossa apropriada "carga de vida, essência sagrada, ou em um sentido mais religioso, a graça de Deus" e que não mantém qualquer relação com hereditariedade dos nossos pais.
Após isso, podemos oferecer a manutenção adequada à qualidade do Prana recebido, através de nossas escolhas, como o tipo e a quantidade de atividades físicas que temos, a qualidade dos alimentos e líquidos que ingerimos, a qualidade do ar que respiramos e o cumprimento de nossa missão nesta vida, através das características e qualidade nossos relacionamentos e profissão. E esse é o ponto principal para a nossa sustentação neste mundo: a nossa missão sempre está intimamente ligada à própria consciência, que conecta a nossa natureza física à nossa alma.
Por exemplo, facilmente podemos perceber uma sensação de esgotamento quando envolvidos em relacionamentos ou atividades que "ferem a nossa natureza e manifestação humana", pois nesses momentos, não estamos realizando o nosso papel, em desacordo, portanto, com a força da evolução. Infelizmente, a maioria das pessoas simplesmente não é ciente do quanto os seus hábitos diários e a sua atenção consigo mesmo, impacta diretamente o seu fluxo da força vital, liberando-o ou bloqueando-o.
O Prana é também a substância que constitui a primeira camada em nosso corpo sutil, ou seja, o corpo de luz ou "aura". É a nossa "fisiologia energética", onde se localizam os 72 mil "Nadis" ou canais de energia.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão