top of page

5° Chakra - Vishudda ou Visudha - Laríngeo

“As pessoas não pensam o que sentem, não falam o que pensam

e não fazem o que falam”.

~ David Mackenzie Ogilvy (Jun 1911, Reino Unido - Jul 1999, França), Executivo, amplamente saudado como "o pai da propaganda".

Os Chakras são os centros de força situados no corpo energético através do qual o nosso corpo físico doa, recebe, interpreta e transmuta as energias captadas no meio ambiente e nos contatos interpessoais. Como estes "canais" estão localizados no nosso corpo etéreo, ou seja, no corpo de energia que não faz parte da existência material, mas se sobrepõe ao nosso corpo físico, camada essa que capta as nossas "impressões" e se comunicam ao corpo espiritual.

1°. Muladhara

2°. Svadhisthana

3°. Manipura

4°. Anahata

5° Chakra: Vishudda ou Visudha - Laríngeo

A palavra sânscrita Vishudda significa purificação.

A energia do 5º Chakra corresponde à expressão e à escuta que, quando elevada, demonstra-se clara, honesta, autêntica e atenciosa. Dar e receber são diferentes expressões do mesmo fluxo de energia no universo.

Há uma dança delicada entre o que gostaríamos de dizer e o que dizemos na realidade. O medo de não ser aceito ou do julgamento alheio pode dificultar a nossa expressão verbal verdadeira.

Assim, este chakra relaciona-se às capacidades de percepção e entendimento dos próprios sentimentos, que é expressa por emoções e sensações.

É um chakra "gargâlo", passagem, sendo primeiro dos três chakras espirituais, que pede nosso aprofundamento em nós mesmos, a fim de integrar e equilibrar os nossos pensamentos e impulsos.

Libertar-se do medo de falar, ser um bom ouvinte e abster-se de fofocas, ajudará no preparo deste chakra para um nível mais elevado de "troca". Assim, ao alinharmos a energia do 1º e 2º chakras, superamos medos, abrimo-nos para a energia do 3º chakra, que nos auxilia com o nosso poder pessoal e confiança, que nos ajuda com o vigor energético do 4º chakra, através de sentimentos e intenções nobres, chegamos ao 5º chakra mais preparados para verbalizar as nossas necessidades, desejos e opiniões, com o que há de melhor e mais verdadeiro em nós.

As três "peneiras" de Platão

Platão disse que há três "checagens" ou perguntas a fazer a si mesmo, antes que comecemos falar:

  1. O que tens a dizer é verdadeiro? Se não é verdadeiro, não é ético dizer. Então, somente em caso positivo, passe para a segunda checagem;

  2. O que tens a dizer é bom e amável? Poderá dizê-lo de forma compassiva e ser menos reativo diante das emoções do outro interlocutor. Se assim for, passe para a terceira checagem;

  3. O que tens a dizer é necessário? Em caso positivo, elabore conscientemente e prossiga no seu intento de falar.​

"O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer;

o tolo porque tem que dizer alguma coisa".

~Platão

É claro que a fluidez de uma conversa não permitirá essas checagens o tempo todo, mas mesmo assim, tê-las em mente funcionará como um filtro e facilitará as abordagens mais difíceis e que exigem um certo planejamento. Falar e ouvir com compaixão e disposição à compreensão, caracterizam a essência do chakra Vishuddha.

Quando em Equilíbrio, expressa força de caráter, grande capacidade mental, carisma, criatividade, expressão com conhecimento, honestidade, integridade, lealdade e paz. Também, nos capacita a ouvir nossa voz interior ou a voz divina; expressa força de caráter e discernimento.

Quando em Desequilíbrio, confere um caráter introvertido ou, opostamente, faz do indivíduo um mau ouvinte. Pode fazer sentir e a sensação de fraqueza para o cumprimento de diversas funções físicas ou mentais e tornar o indivíduo crítico em excesso.

  • Planeta Regente: Júpiter;

  • Localização: Na área da garganta, que rege as regiões anatômicas da mandíbula, pescoço, boca, língua e laringe;

  • Glândula Endócrina correspondente: Tireóides, Paratiróides e Plexo Nervoso;

  • Foco: considerado o centro da auto-expressão, é o chakra da oralidade e da assimilação;

  • Função: chamado de Portal da Grande Liberação, devido ser através dele que transformamos nossos pensamentos em expressão;

  • Saúde: relacionado a doenças tireoidianas, rouquidão e otite;

  • Obstáculos: mentira; maledicência; medo, insegurança;

  • Mantra: Ham. Mantendo rosto, língua, mandíbula, lábios e garganta relaxados, sinta a vibração do mantra que liberta e purifica a energia de Vishuddha.

  • Elemento: Éter

  • Cor: Azul claro.

  • Aroma: eucalipto.

  • Óleo: de mostarda aplicado no trapézio e cervical.

  • Pranayama: Ujjayi e a Respiração do Leão

  • Bandha: Jalandhara Bandha

  • Meditação: Perceber o som, a vibração

  • 16 Pétalas;

  • Aromas: Ylang ylang; Erva doce;

  • Para equilibrá-lo: Cantar e ler bons textos em voz alta; ouvir músicas com sons harmoniosos; deixar-se envolver pela visão do céu, nos dias claros;

  • Pedras: safira, topázio azul, lápis-lazúli, água-marinha, e turquesa.

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

コメント


© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page