Um ano para não esquecer
- Claudia B.
- Feb 22, 2016
- 2 min read

"Um iogue nunca se esquece de que a saúde deve começar com o corpo. A saúde física não é uma mercadoria a ser negociada, nem pode ser ingerida na forma de drogas e pílulas. É algo que temos de construir. Você tem que criar dentro de si mesmo a experiência da beleza, da libertação e do infinito. Isto é saúde."
~ B.K.S. Iyengar, Dez 1918 - Ago 2014, referido como o pai do Yoga moderno, por conferir precisão e alinhamento no desempenho das postura e no controle da respiração.
Estabelecer uma rotina de exercícios que nos torne mais saudável e atender disciplinadamente às suas aulas, assim como nos comprometer com um estilo de vida equilibrado, já demonstrou perante a ciência exercer um enorme impacto na saúde e bem-estar a curto, médio e longo prazo.
Cuidar bem do corpo ajuda a prevenir doenças, retardar os desgastes decorrentes do envelhecimento, auxilia nos tratamentos de dores e doenças crônicas, mas acima de tudo, determina uma mente energizada, resistente às próprias tentações, como o cansaço e as inúmeras "desculpas" que todos nós conhecemos tão bem, modulando um caráter vigoroso, resiliente e determinado.
Como o Sr. Iyengar nos lembra na citação acima, a saúde não pode ser ingerida na forma de drogas e pílulas... e muito menos a força de um caráter, que busca o que deseja e que faz por merecer.
À vista disso, muitas empresas priorizam diante de um processo seletivo, candidatos que estejam comprometidos com um estilo de vida saudável, dinâmico e equilibrado.
Estamos iniciando o ano (agora é "pra valer", afinal de contas, o carnaval já passou), momento propício para traçar alguns objetivos específicos e realista para si mesmo, muitas vezes diferente daquele "inadequado regime de exercícios e aquela dieta" que a mídia promete ser perfeita, para que tenhamos um corpo esculpido pelos deuses.
Eleja um programa que não mine as suas energias e defesas imunológicas; exercícios que lhe façam sentido e cause prazer; movimentos que preservem as suas articulações; que fortalecem e alongam os seus músculos e o afaste das lesões; que lhe tragam autoconhecimento, afinal o seu corpo é seu e não haverá médico tão bom que possa ser mais interessado em tratá-lo do que você mesmo. E por falar em médicos, faça checkups com regularidade. Isso irá guiar o profissional que está comprometido com o sua condição física e, novamente, irá norteá-lo nas suas próprias escolhas; enfatize ter uma alimentação equilibrada, com alimentos frescos e naturais... se não vier dentro de uma embalagem que exija um rótulo explicativo, melhor!!!; habitue-se a praticar a meditação... para a maioria de nós as atividades mais simples são as mais complexas de serem realizadas, isto devido a nossa mente que teima em explicar tudo.
Enfim, eu só poderia aconselhar e "ensinar" coisas que eu mesma, pratico. Por isso, queridos alunos, eu sou muito privilegiada por ter feito uma escolha profissional tão especial e que exerço com tanto amor e comprometimento... e mais privilegiada ainda por tê-los comigo, nessa minha jornada.
Beijos agradecidos e muita saúde a todos!!!
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Sling Training
Commenti