O Sal na Nossa Saúde

O sal é essencial para o equilíbrio eletrolítico do corpo. O sal, em sua forma integral, estimula o sistema nervoso e ajuda a transmitir impulsos nervosos para a contração das fibras musculares, estimula a circulação sanguínea, diminui a acidez gástrica, é rico em cálcio, magnésio e flúor, é um antialérgico natural, combate o bócio, cura feridas e alivia a psoríase (doença imune), mantém o equilíbrio do funcionamento da tireóide. Ele também funciona sinergicamente com o potássio para regular o excesso de sódio e os níveis de fluidos no corpo. Mas precisamos de uma quantidade pequena de sal, ou seja, um décimo de uma colher de chá de sal, por dia.
Em condições ideais, o corpo tem a capacidade de livrar-se do excesso de sódio ingerido, no entanto, em algumas pessoas, o sódio extra pode reter água no organismo, aumentando a quantidade de fluídos nos vasos sanguíneos, o que pode aumentar a pressão sanguínea.
Um em cada três adultos americanos sofre de hipertensão, pressão arterial elevada. Quando esse quadro é acompanhado por níveis de colesterol e de açúcar no sangue anormais, o dano nas artérias, rins e coração acelera exponencialmente. O americano, em média, consome 20 vezes a quantidade acima indicada, através de alimentos preparados e processados, como salgadinhos, sanduíches de carne, carnes defumadas e embutidos, sucos enlatados, conservas e sopas prontas, pizza e outros alimentos rápidos e muitos molhos e condimentos aromatizados artificialmente.
Mudanças no estilo de vida, como, perder peso, participar de atividade físicas com regularidade e disciplina e alimentar-se com uma dieta saudável é a receita base, ponto de partida para qualquer controle de doenças e manutenção da saúde.
Abaixo, é descrita algumas sugestões, não só para diminuir o "cloreto de sódio" da dieta, como fazer algumas substituições saudáveis:
Uma vez que o sal contém minerais essenciais para o funcionamento do organismo, substituir o sal de mesa pelo sal grosso ou sal integral, é fundamental para se obter o benefício dos mesmos. No sal refinado resta somente cloreto de sódio acrescido de iodo. Já, o sal integral, obtido pela evaporação da água do mar, sem passar pelos processos de refino, contém, além do NaCl (cloreto de sódio), cerca de 84 elementos minerais básicos em sua composição, corresponde ao conteúdo mineral do sangue humano.
Substituição de parte do sal por especiarias secas, ervas frescas, raízes (como alho e gengibre), suco de limão, vinagres defrutas e vinhos.
As gorduras saudáveis, vindas de fontes como as nozes e castanhas, o abacate e o azeite virgem, pode adicionar muito sabor aos alimentos com menos sal.
Substituir o pão branco, que pode conter considerável quantidade de sódio pelo pão integral, certamente é uma escolha saudável.
Alimentos frescos, frutos frescas da estação e grãos são uma fonte de sabor natural e vida. Refine o paladar ao apreciá-los sem a necessidade de adicionar tanto sódio.
Fonte parcial: healthbeat@mail.health.harvard.edu>
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão