A postura corporal

Apresentando quatro curvaturas, vistas do plano sagital - duas lordoses e duas cifoses - essas curvas oferecem estabilidade frente à ação de sobrecargas mecânicas e da má postura, podendo evoluir para desvios posturais - no plano sagital, hipercifose e hiperlordose e no plano antero-posterior, para as escolioses em suas diferentes apresentações.
A hipercifose é definida como o aumento da curvatura cifótica em relação à fisiologia. Promove alterações anatômicas ocasionando dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento paravertebral, reduzição na capacidade de sustentação da coluna vertebral e diminuição da expansibilidade da caixa torácica, podendo ocorrer déficit respiratório.
A hiperlordose é definida como a acentuação da concavidade cervical e/ou lombar. De forma geral, músculos abdominais e glúteos, quando enfraquecidos, favorecem a anteversão pélvica e a abertura dos espaços intervertebrais, levando ao referido quadro.
As escolioses apresentam-se como curvas laterais que, no plano axial, originaram-se da rotação intervertebral e da inclinação do tronco, sendo considerada como uma doença do sistema tônico postural.
No entanto esperar que as deformações corporais apareçam para, só então, se iniciar um programa de reorganização, equilíbrio e consciência corporal, seria o mesmo que esperar uma patologia se instalar sem se preocupar com qualquer cuidado diário para, só então, remediar as suas sequelas.
O Yoga e o Pilates são métodos indicados em grande parte das patologias relacionadas à má postura, às funções laborais e no combate às diversas dores agudas ou crônicas, à perda de mobilidade, controle, equilíbrio, coordenação e, em sequência, da capacidade funcional das diferentes estruturas do corpo. Auxilia em problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar o reposicionamento articular o que leva a uma melhora da qualidade de vida dos alunos.
Algumas dicas para o auxílio biomecânica da boa postura, são:
Pequenas caminhadas;
Alongamentos a cada hora;
Observar a postura no trabalho, na forma de sentar: apoiar todo o tronco no encosto da cadeira, manter os pés no chão ou em um apoio próprio e deixar o centro do monitor do computador na altura dos olhos.
Quanto a lombalgia e a lombociatalgia, pode-se considerar questões genéticas como fatores que interferem na incidência de dores, assim como pode estar relacionada a problemas renais, gastrointestinais, ginecológicos e emocionais.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão