top of page

Shraddha e Dharma


Longa é a noite para aquele que está acordado,

longa é a caminhada para aquele que está cansado

e longa é a vida para aquele que não encontrou o seu Dharma.

~ Sidarta Gautama, O Buddha.

O Bhagavad Gita diz que uma pessoa é o que é o seu shraddha. A palavra mais próxima que a nossa língua tem para expressar o conceito de shraddha é “fé”. No entanto, shraddha refere-se à certeza que a pessoa tem de que está rumando na direção certa.

Shraddha é algo que sentimos tão profundamente e experimentamos tão intimamente que define o nosso senso de ser, molda a nossa percepção do mundo e os nossos valores. Assim, pode ser percebido pela expressão do incompreensível aos olhos do outro, pelos envolvimentos emocionais e pela autoconfiança frente a situações conflitantes. Enfim, muito nos é ensinado sobre os outros e sobre nós mesmos quando observamos as reações e comportamentos adotados diante dos acontecimentos.

Já o Dharma* diz respeito ao propósito, dever, missão na vida, a mais alta expressão da sua própria natureza no cumprimento de suas responsabilidades: para si, para outros, a sua sociedade e ao planeta. No Bhagavad Gita, Krishna fala muitas vezes do Dharma como algo inato, um chamado individual e lembra Arjuna sobre o seu Dharma de combate às atrocidades e atos hediondos de Duryodhana e seus comparsas. O mal infligido aos Pāṇḍavas no passado precisava ser passado a limpo. A relutância na ação equivale a um Adharma (pecado), pois representava a quebra do Dharma, uma infração na lei da vida.

Uma das sensações que podemos experimentar é o sentimento de certeza e confiança nos acontecimentos e de tolerância em casos que normalmente perturbariam a maioria dos indivíduos.

A nossa proteção se alinha ao cumprimento do Dharma, que visa o bem da totalidade, através de ações necessárias para assegurar que o todo seja protegido em oposição à promoção dos próprios interesses. É o método supremo para melhorarmos a nossa qualidade de vida, enquanto humana.

* (a tradução direta da palavra dharma é “aquilo que apóia”).

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page