Atividade física regular pode evitar morte por câncer de mama

Praticar atividade física com regularidade pode evitar a morte de mulheres pelo câncer de mama. É o que revela pesquisa divulgada na revista Nature em julho de 2018, que teve participação do Ministério da Saúde no Brasil.
Com dados de 2015, a pesquisa constatou que uma em cada dez mulheres vítimas do câncer poderia ter evitado a morte se praticasse pelo menos 150 minutos por semana de alguma atividade física. Cerca de 2.075 mulheres poderiam ter se salvado.
A médica Isabela Panzeri Carlotti Buzatto, da Divisão de Mastologia e Oncologia Ginecológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, analisou o estudo.
Ela explica porque a atividade física pode efetivamente evitar a morte em alguns casos de câncer de mama. A atividade física faz uma modulação hormonal, diminuindo os níveis de estrogênio, hormônio de grande importância na gênese do câncer, principalmente na menopausa. Além disso, diminui a liberação da insulina, que também tem um papel na proliferação das células cancerígenas. A atividade física regular também faz uma modulação no sistema imunológico, regulando o seu funcionamento, promovendo no caso do câncer, a diminuição das células tumorais e as defesas do organismo contra a doença.
Paralelemente ao sedentarismo, a obesidade, dietas ricas em açucares e o uso do álcool são fatores que elevam a probabilidade de ocorrência da doença.
Para a médica, as políticas públicas devem intensificar o alerta do sedentarismo como fator que contribui para as mortes por câncer de mama.
Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/atividade-fisica-regular-pode-evitar-morte-por-cancer-de-mama/
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão