Associação entre Estruturas Cerebrais e a Prática do Yoga

O Yoga é uma prática com origem na filosofia indiana que combina posturas físicas, respiração rítmica e exercícios meditativos e, assim, pode oferecer aos praticantes uma experiência completa e única.
Embora os seus benefícios à saúde estejam bem estabelecidos por diversas pesquisas de cunho científico, o componente da respiração e da meditação em combinação aos exercícios, desperta ainda, muito interesse entre os neurocientistas.
À medida que esse interesse continua a crescer no meio científico, conjuntamente a uma estrutura de instrumentos cada vez mais sofisticada para a coleta de evidências de maior acurácia, como a RM (Ressonância Magnética), a fMRI (functional magnetic resonance imaging scan) e o SPECT (Cintilografia de Perfusão Cerebral), os resultados comprovam que vale muito a pena a prática perseverante, sem pressa por resultados “extra-mega-fantásticos”, mas ao mesmo tempo, sem pausa, uma vez que o foco é o equilíbrio integral de nosso ser.
Diante dessas investigações, alterações nas regiões cerebrais abaixo relacionadas parecem estar relacionadas a benefícios funcionais, naqueles que praticavam Yoga regularmente. Especificamente, os estudos descobriram que os praticantes tiveram melhor desempenho em testes de regulação emocional e do declínio das funções como, endócrino e cerebrais – cognitivo e motor.
HIPOCAMPO - estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano, considerada principal no processamento da memória, importante componente do sistema límbico e relacionado com a navegação espacial, é conhecido por diminuir com a idade e diante do estresse crônico (2). Assim, a perda de massa e função do hipocampo está fortemente relacionada ao aparecimento da doença de Alzheimer e da demência. Assim, as pesquisas sobre os efeitos positivos do Yoga na saúde do cérebro já apresentam um grande nível de aprofundamento, sendo possível associar a prática regular do Yoga à redução do estresse crônico (3), consistentemente ligada ao aumento do hipocampo (2) e ótima atividade na função cerebral. A prática do Yoga também poderia melhorar a forma como regulamos nossas emoções (4), o que também aumentaria a saúde mental e a resiliência ao estresse.
AMÍGDALA - Pesquisas mostraram que a amígdala, estrutura importante no processamento e regulação da emoção e altamente implicada na aprendizagem de conteúdo emocionalmente relevante é maior nos praticantes de Yoga.
CÓRTEX PRÉ-FRONTAL, CÓRTEX CINGULADO E REDE DE MODO PADRÃO - relacionados, principalmente, a integração de informações sensitivo-sensoriais com o estado psíquico interno, aprendizagem, memória, motivação: O CÓRTEX PRÉ-FRONTAL é conhecido por seu papel central no raciocínio, planejamento, tomada de decisão, pensamento flexível e auto-regulação / respostas homeostáticas (o organismo reage a exacerbadamente, a fim de corrigir um excesso recebido, como por ex, a termorregulação); O CÓRTEX CINGULADO, parte do sistema límbico, é uma rede de estruturas que ajudam na regulação emocional, aprendizado e memória.
Por fim, A REDE DE MODO PADRÃO inclui várias regiões do cérebro relacionadas ao planejamento, memória e pensamento sobre si mesmo. Essas partes, parecem ser mais desenvolvidas e/ou mais eficientes, em pessoas que praticam Yoga regularmente.
Os pesquisadores concordam que há muito mais a ser sabido sobre como e por que o Yoga pode ser tão benéfico para a saúde do cérebro, no entanto, os estudos bem projetados já existentes, nos dão base segura e promissora para mitigar declínios relacionados à idade e fatores neurodegenerativos, já que muitas dessas regiões identificadas demonstram atrofia significativa relacionada à idade.
Fontes:
1. https://content.iospress.com/articles/brain-plasticity/bpl190084, Yoga Effects on Brain Health: A Systematic Review of the Current Literature, DOI: 10.3233/BPL-190084, Journal: Brain Plasticity, vol. 5, no. 1, pp. 105-122, 2019
Published: 26 December 2019.
2. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1568163705000036, Aging, stress and the hippocampus, doi.org/10.1016/j.arr.2005.03.002 Ageing Research Reviews, Volume 4, Issue 2, May 2005, Pages 123-140.
3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21614942, Effects of yoga on stress management in healthy adults: A systematic review, Altern Ther Health Med. 2011 Jan-Feb;17(1):32-8, PMID:21614942.
4. www.researchgate.net/publication/276340224,Yoga_and_emotion_regulation_A_review_of_primary_psychological_outcomes_and_their_physiological_correlates Psychology & Neuroscience (2015), doi10.1037/h0100353.
Claudia B. – c.pilatesyoga@gmail.com / http://cpilatesyoga.wixsite.com/proatitude
Pós-Graduação: Método Pilates / Fisioterapia Esportiva – Certificação: Yoga / Treinamento Funcional / Treino em Suspensão