top of page

Sistema Locomotor

O Sistema Locomotor agrupa outros três sistemas: muscular, esquelético e articular.

O Sistema Muscular, com quase 600 músculos no corpo humano, corresponde a cerca de 50% do peso total do nosso organismo. São tecidos, cujas células ou fibras, cuja função é a contração, fundamental para a realização da ação necessária, tais como: Estabilidade corporal; Produção de movimentos; Aquecimento do corpo (manutenção da temperatura corporal); Preenchimento do corpo (sustentação); Auxílio nos fluxos sanguíneos. Em sua maioria, os músculos são estruturas que cruzam uma ou mais articulações e, por contração, causam movimentos na estrutura do corpo humano, mas também sustentam, fecham orifícios, permitem expressões faciais e funcionamentos de sistemas pertencentes ao sistema autonômico, como o respiratório, o digestório e o cardíaco.

Conjuntamente com o sistema muscular, o Sistema Esquelético, constituído pelos ossos e cartilagens, ligamentos e tendões, exerce a sustentação do corpo. O esqueleto subdivide-se em esqueleto axial (ossos da cabeça, pescoço e tronco) e esqueleto apendicular (ossos dos membros). Esse sistema possibilita que os ossos se articulem, o que permite que estrutura trabalhe como um sistema de alavancas, facilitando os movimentos, além de proteger órgãos como o cérebro e o coração. A medula óssea, por sua vez, armazena e troca íons cálcio e fosfato e forma certas células sanguíneas. A cartilagem, parte integrante de muitos ossos e alguns elementos esqueléticos, que são totalmente cartilaginosos, é composto de células e fibras incorporadas em uma matriz intercelular firme, como um tecido conjuntivo resistente. É o caso das fossas nasais, anéis da traqueia, laringe, brônquios, extremidades ventrais das costelas, discos epifisários (entre diáfise e epífise dos ossos em crescimento) e articulações, formados pelo tipo de cartilagem hialina, que proporciona resistência ao tecido.

O Sistema Articular, como o próprio nome diz, interpõe as estruturas que realizam a conexão entre dois ou mais componentes, como os ossos e as cartilagens. Essas articulações possuem várias formas e tamanhos, assim como apresentam funções diferentes, mas duas funções fundamentais: manter os ossos alinhados, evitando o desgaste entre os ossos e as cartilagens e permitir a movimentação do esqueleto. A amplitude de movimento nas articulações é limitada por músculos, ligamentos, tendões e cápsulas, o que varia muito entre indivíduos.

Imagem: https://www.passeidireto.com/arquivo/43434444/locomotor

Claudia B. – c.pilatesyoga@gmail.com / http://cpilatesyoga.wixsite.com/proatitude

Pós-Graduação: Método Pilates / Fisioterapia Esportiva – Certificação: Yoga / Treinamento Funcional / Treino em Suspensão

Tags:

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page