4° Chakra
- Claudia B.
- Dec 6, 2015
- 3 min read

"Não há dificuldade que o amor não vença; nenhum sofrimento que o amor não alivie; nenhuma porta que o amor não abra; nenhum abismo que o amor não transpõe; nenhuma parede que o amor não transpasse; nenhum pecado que o amor não redima. Não faz diferença o quão profundamente assentado pode estar o problema, o quão desesperadora possa ser a falta de perspectiva; o quão confuso for um problema. A realização do amor é suficiente para dissolver tudo".
~ William Griffith Wilson (Nov 1895 - janeiro 1971), também conhecido como Bill Wilson ou Bill W., foi o co-fundador de Alcoólicos Anônimos, com milhões de membros, em todo o mundo.
4° chakra: Anahata – Cardíaco
"LAR É ONDE O MEU CORAÇÃO ESTÁ".
A palavra sânscrita Anahata significa invicto ou ileso.
Tido como "cede da alma" na tradição tântrica do Himalaia, é o centro energético mais poderoso de todos, ponto de encontro das nossas experiências emocionais, correspondência inferior do sétimo chakra, Sahasrara, ou Chakra Coronal, que sintoniza o amor divino, a luz e unidade com o todo. Sua energia corresponde à expressão da verdade, ao aspecto afetivo individual e universal, assim como a todas as formas de emoção superior, como compaixão, perdão, verdade, gratidão generosidade ou devoção.
No sistema dos chakras, este é o nível da integração e do equilíbrio do nosso ser, onde há o encontro dos chakras inferiores e mais materiais com os chakras superiores e mais espirituais. É aí que se concentra o amor da criação que dá vida a cada célula do nosso corpo, e representa o próprio "lar".
Quando em Equilíbrio, a sua energia expressa harmonia e paz interior, amor próprio, auto-confiança e firmeza nas escolhas e posições, clareza na comunicação, altruísmo e respeito com o próximo, fé na vida, compreensão, compaixão, benevolência, aceitação, disponibilidade para o perdão e para o desapego material.
Quando em Desequilíbrio, o aspecto físico pode manifestar doenças cardíacas, problemas circulatórios, distúrbios de pressão, problemas pulmonares, sistema imunológico ineficiente e dores de cabeça recorrentes. Já o aspecto emocional, pode expressar instabilidade, depressão, angústia, egoísmo, desprezo, raiva, medo, apego, culpa, incapacidade de amar e de se emocionar e dificuldade de perdoar.
Planeta Regente: Vênus
Localização: No centro do osso esterno, plexo nervoso cardíaco e pulmonar;
Glândula Endócrina correspondente: Glândula Timo (da palavra grega tymus, que significa energia vital, um dos pilares do sistema imunológico);
Foco: Equilíbrio, Compaixão, Aceitação;
Função: transmuta ou espiritualiza as energias físicas dos chackras inferiores para alimento dos chackras superiores;
Governa sutilmente os sistemas circulatório, respiratório, imunológico, assim como os ombros, os braços e as costelas.
Obstáculo: Tristeza;
Mantra: Yam; OM MANI PADME HUM; Elemento: Ar;
Cor: Verde (dilatador de veias, artérias e músculos); Rosa (amor incondicional, cura energia vital);
Aspecto Princípal: Equilíbrio;
Pranayama: Anuloma Viloma ou Nadi Sodhana;
Bandha: Mula Bandha, Jalandhara Bandha;
Meditação: Percepção do ar, temperatura, espaço;
12 Pétalas;
Aromas: florais;
Para equilibrá-lo: vestuário verde-claro; consumo de frutas e verduras verdes; Música clássica; Passeios na natureza;
Pedras: esmeralda, malaquita, jade, quartzo rosa.
PS: Sobre a energia do "órgão" CORAÇÂO: O campo eletromagnético do coração é o mais poderoso dentre os produzidos pelo corpo e cerca de cinco mil vezes maior do que a força de campo energético produzido pelo cérebro. ("Doc" Lew Childre, Set 1945, autor americano e fundador do Instituto Heartmath - organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é o estudo da ligação entre coração e cérebro).
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão
Comments