7° Chakra

"Somos todos chamados para uma expressão única, que só nós podemos oferecer ao mundo".
"Como uma gota no oceano, cada um de nós é uma parte desse oceano, que contém e abrange, todos os aspectos do mesmo".
Os Chakras funcionam como DEGRAUS PARA A CONSCIÊNCIA, ou seja, é um caminho permanente para que haja a conexão com a fonte de vida, que desperta a lembrança do saber, a vontade de fazer e o cumprimento do dever com propósito.
Assim, nós começamos o nosso caminho pelos chakras, com o enraizamento profundo e a criação de uma base sólida; em seguida, aprendemos a equilibrar e expressar nossas naturezas emocionais e sexuais com a fluidez e naturalidade das águas corrente; rumamos ao fogo brilhante da transformação e do poder pessoal; adentramos no chakra que nos impulsiona a amar incondicionalmente e permite a elevação dos planos materiais; é a passagem pelo chakra cardíaco que nos permite alcançar os céus azuis do chakra laríngeo, porta de entrada para a criatividade e a comunicação clara e para os chakras dos reinos superiores; assim, nos apresentamos ao chakra do desenvolvimento de nossa intuição, percepção e habilidades psíquicas.
E agora, chegamos por fim ao nosso destino, que detém a totalidade do sistema de chakra: O CHAKRA CORONÁRIO.
1°. Muladhara 2°. Svadhisthana 3°. Manipura 4°. Anahata 5°. Vishudda ou Visudha 6°. Ajña - Chackra Frontal
7° Chakra: Sahasrara – Coronário "INTEGRAÇÃO"
A palavra sânscrita Sahasrara significa mil pétalas sendo que ao sétimo chakra é atribuído a supressão do nosso ego individual para a nossa sublimação. É a porta de entrada para a iluminação de nossa consciência, quando percebemos a interconectividade e finalidade de todas as coisas.A flor de lótus é o seu símbolo nas tradições hindu e budista, visto que a sua natureza é nutrida, desenvolvida e se faz surgir em águas turvas, onde o ambiente carece de vitalidade. Traçando um paralelo, acontece o nosso desabrochar, livre dos turbilhões e sensações que envolvem corpo físico e pensamentos que envolvem o corpo mental, ambos enredados pelas demandas da vida diária.
Os sentimentos como o amor incondicional, o perdão e a paciência, são formas que podemos mensurar a nossa própria evolução que, quando bem enraízada, nos faz nitidamente sentir que a vida não é apenas sobre nós mesmos, sobre os nossos desejos e que, servir aos outros é um privilégio, é servir e recuperar a nós mesmos.
Para o plano físico, este é o chakra mais importante, pois é o responsável pela irrigação energética do cérebro, tendo no pensamento, a matriz a partir da qual nós criamos as nossas realidades, severamente limitadas se há falta de aspirações espirituais.
Cada um dos nossos chakras tem sua própria expressão de consciência: a consciência da percepção, camada finita e limitada ao mundo físico da matéria e a consciência absoluta, camada de ligação ao eterno.
Através do chakra coronário tornamo-nos capazes de mesclar as consciências da percepção e a absoluta, que seria quando nos percebemos com clareza como seres espirituais mediante a oportunidade da evolução através da experiência humana.
A nossa energia no sexto e o sétimo chakra se misturam à energia cósmica e são claramente expressas através da nossa força telepática e mediúnica que continua em plena atividade mesmo com a destruição do Corpo Causal.A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a sua capacidade espiritual e sua consciência superior de ser humano, como líder que se constitui.
Quando em Equilíbrio, a sua energia promove gradual elevação da consciência e da percepção que transcende tempo e espaço, manifestando-se pela força da fé, pela integração com todas as formas de vida e pela aceitação do seu papel neste mundo.
Quando em Desequilíbrio, provoca alienação, confusão, depressão e falta de inspiração e rompimento com o sentido espiritual da vida.
Planeta: Urano e corresponde ao Sol Central Espiritual.
Localização: No centro e ao topo da cabeça.
Glândula Endócrina correspondente: Pineal ou epífise neural (René Decartes*, assim como os hindus, cita que é através dessa glândula que a nossa alma se comunica com o corpo).
Saúde: relaciona-se ao hormônio serotonina, importante neurotransmissor que exerce diversos papéis, como as respostas das cardiovasculares e musculares, a regulação emocional, cognitiva e autonômica, como o apetite, o sono, a memória, a atenção e o aprendizado.
Órgãos: Cérebro, crânio e centros nervosos.
Foco: A purificação do ser que se percebe indivisível e expandido frente ao momento, frente às formas de vida e a todas as coisas; autodesenvolvimento da consciência existencial como ser observador de seus próprios atos no mundo da matéria.
Funções: elevar o padrão energético através da recepção da Luz Divina, como fonte de esclarecimento.
Objetivo: Compreender
Obstáculo: prepotência, arrogância, pontos de vista e crenças rígidas, materialismo, medo da morte.
Mantra: "OM" ou Aum.
Elemento: conjunção de todos os elementos.
Cor: branco fosforescente, violeta, dourado.
Pedra: Quartzo Branco.
Pranayama: Nadi Shodhana ou Anuloma Viloma, assim como o Sexto Chakra e Kaphalabathi, assim como no Terceiro Chakra.
Aroma: Flor de lótus.
Número de pétalas: 972 pétalas, sendo 960 na parte periférica e mais 12 raios em seu núcleo central, tornando-o referido como o Chakra das 1000 Pétalas
Para equilibrá-lo: Entrar em contato consigo mesmo e com a natureza; alimentos relacionados ao espírito, como a meditação, a oração e o silêncio, diários. O mais importante é optar por uma ou mais práticas, mas que ressoe intimamente, pois são como estudos de disciplinas cujo objetivo é obtenção de elevação no grau espiritual com consequente expansão do nosso mundo interio e exterior.
Pedras: ametista, sugilite.
* René Descartes (Mar 1596, França - Fev 1650, Suécia), filósofo francês, matemático e cientista. Apelidado de "O Pai da filosofia ocidental moderna".
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão