A Terapia Musical

Já está estabelecido pela comunidade científica que o nosso cérebro é o maior beneficiário frente aos movimentos físicos, mas os neurocientistas não param de ampliar os seus estudos.
A frente de pesquisadores que estudam o quanto a música representa para os seres humanos e pode ajudar na recuperação de pacientes com diversos tipos de doenças, tem avançado em suas conclusões. Assim, hoje já é possível afirmar que a música ocupa um lugar profundo e significativo na criação da linguagem, na forma de expressão do ser humano e na reabilitação da saúde física e mental.
Os benefícios se mostram abrangentes, com a melhora da saúde vascular - da frequência cardíaca e da pressão arterial -, maior eficiência no consumo de oxigênio, aumento do limiar de dor, redução dos níveis de cortisol no sangue, dentre outros.
A música motiva, inspira, alegra, emociona, relaxa, ajuda a criar foco e reduz os desequilíbrios mentais a que todos estamos sujeitos. Enfim, existem conexões poderosas que são estabelecidas no nosso cérebro, liberando endorfinas e acalmando o sistema nervoso. O "brilho" das emoções positivas e a sensação de plenitude aumentam, elevando o nosso padrão mental.
Já a união entre a música e o movimento, cria a mais ideal experiência física e neural. O som se torna um elemento catalisador, ou seja, um dinamizador do fluxo sanguíneo e energético, ajudando-nos a sermos seres mais eficientes, física e mentalmente.
Durante a meditação, mesmo as músicas mais singelas e lentas se tornam energizantes, ajudando os praticantes a lidar com os estados de depressão e ansiedade, pois o som inspira o despertar da consciência, o relaxamento, a concentração, o silêncio interior e a paz de espírito, podendo inclusive aumentar a tolerância à dor, derivada de condições diversas.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão