A Dieta Anti-Inflamatória

A Dieta Anti-Inflamatória trata-se de um revolucionário plano alimentar destinado a melhorar a saúde e bem-estar através da diminuição da inflamação generalizada do organismo,tendo como alvo, portanto, os maiores desafios de saúde atuais, como: diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, respiratórias e reumatológicas, transtornos emocionais, distúrbios digestivos, fadiga, desequilíbrios hormonais e muito mais.
Estudos recentes indicam que 80% dos desafios de saúde que enfrentamos hoje estão relacionados ao estilo de vida, ou seja, são as nossas escolhas diárias que causam os maiores impactos à saúde.
Ao reduzir a inflamação no organismo, muitas dessas e de outras doenças podem se tornar remissivas ou mesmo serem curadas, tais como artrite, distúrbios digestivos, pressão arterial elevada, colesterol elevado e doenças auto-imunes.
De uma forma resumida, a Dieta Anti-Inflamatória consiste em comer fontes de proteína magra, carboidratos de baixo índice glicêmico (frutas e legumes e boas gorduras saudáveis).
Aumentar o consumo de:
Carboidratos de baixo índice glicêmico na forma de frutas e vegetais, que têm grandes quantidades de fibras, enzimas, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a melhorar os níveis de energia, retardar o envelhecimento, perder peso e regenerar as células.
Compostos prebióticos, que têm um efeito fisiológico positivo no intestino, estimulando seletivamente o crescimento e a atividade das bactérias benéficas (bifidobactérias e lactobacilos). Os prebióticos mais estudados são a inulina e os frutooligossacarídeos, presentes naturalmente em alguns alimentos, como algumas frutas, legumes e grãos (alcachofra, banana, cevada, morangos, leite e produtos lácteos, linhaça, alho, vegetais de folhas verdes, mel de abelha, alho-poró, legumes, cebola, etc).
Compostos probióticos, que têm demonstrado ajudar a tratar a diarréia, prevenir infecções do trato urinário, auxiliar na síndrome do intestino irritável, reduzir a ocorrência de cancro da bexiga, previnir e controla o eczema. Estão disponíveis em alimentos e suplementos dietéticos, como o iogurte, leite fermentado e não fermentado, missô, tempeh, e produtos de soja.
Gorduras saudáveis como, azeite virgem, óleo de côco, sementes e nozes.
Evitar:
Qualquer produto que leve em sua composição gorduras trans e óleos parcialmente hidrogenados
Embutidos e proteínas animais de origem duvidosa (além de conterem hormônios e antibióticos, podem conter conservadores cancerígenos).
Qualquer produto que inclua conservantes, corantes e nitritos / nitratos e refrigerantes.
Farinha branca (pães, massas, biscoitos), uma vez que a sensibilidade ao glúten, muitas vezes é difícil de diagnosticar (apresenta como característica inchaço abdominal, cólicas, flatulência, causando fadiga, "fog" mental e baixos níveis de energia, causando grande perturbação do estilo de vida).
Sucos de frutas industrializados.
Efeitos esperados da Dieta Anti-Inflamatória:
Redução na inflamação e eliminação das toxinas - a toxicidade ambiental, alimentar e de estilo de vida tornou-se epidêmica na sociedade - a maioria dos desafios de saúde hoje são causados por inflamação originários dos alimentos e do meio ambiente.
Melhora da Saúde Cardiovascular e redução da gordura corporal - a digestão adequada dos alimentos irá aumentar a capacidade do corpo a assimilar os nutrientes, chave a suportar o sistema cardiovascular saudável.
Melhora das funções hormonais, adrenal, tireóide e pituitária, elevando o nível de energia do corpo.
Equilíbrio do pH médio entre 7,0 e 7,4. Um copo de refrigerante tem um pH de 2,5, o que exige aproximadamente 30 a 35 copos de água apenas para a homeostase do corpo. A ingestão de frutas e legumes auxilia na recuperação o pH do corpo adequado. É importante ter em mente que muitas doenças crônicas e degenerativas que prosperam por estarem em um ambiente ácido. Alimentos alcalinizantes podem curar e regenerar as células no nível mais alto.
Diminuição dos níveis de glicose no sangue. O açúcar é um não-nutriente que furta do corpo importantes componentes construtores. Isso inevitavelmente leva a doenças como fadiga crônica, síndrome de déficit de atenção, doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão