top of page

Anti-inflamatórios e os Riscos Envolvidos


De acordo com uma pesquisa publicada na edição de março do European Heart Journal - Cardiovascular Pharmacotherapy, analgésicos até então considerados inofensivos pelo público em geral, estão associados ao risco aumentado de parada cardíaca.

Os anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo e alguns, incluindo o Ibuprofeno, são adquiridos sem qualquer restrição ou aconselhamento médico, "fato que transmite ao público a mensagem de que eles são seguros", disse o professor Gunnar H. Gislason, do Hospital Universitário de Copenhague, na Dinamarca. Lá, o referido estudo investigou a ligação entre o uso de AINE's e a parada cardíaca, entre os anos de 2001 e 2010, com dados sobre todas as prescrições nas farmácias dinamarquesas de: AINE's não seletivos (diclofenaco, naproxen, ibuprofeno) e de inibidores seletivos de COX-2 (rofecoxib, celecoxib).

O uso de qualquer AINE foi associado a um risco aumentado de 31% de parada cardíaca. No caso do diclofenaco e ibuprofeno, foi associado um aumento de 50% e 31% de risco respectivamente, isso em virtude da agregação de plaquetas, o que causa coágulos sanguíneos, fazendo com que as artérias se contraiam, aumentando a retenção de líquidos e aumentando a pressão arterial.

Em setembro, outro estudo publicado no British Medical Journal já havia observado que estes medicamentos, quando tomado regularmente, aumentavam o risco de falha cardíaca e, ainda, outras investigações anteriores já os haviam ligado a alterações graves do ritmo cardíaco, como também ao risco do aumento de ataque cardíaco e AVC.

Por fim, a recomendação dos investigadores restringiu em até 1200 mg/ dia de Ibuprofeno, sendo o Naproxeno até 500 mg/ dia e considerado como o AINE mais seguro e o Diclofenaco o AINE mais perigoso, devendo ser evitado por pacientes com doenças cardiovasculares, assim como também pela população em geral. De qualquer forma, reforça-se a máxima de que qualquer medicamento deve ser utilizado apenas com a prescrição de um profissional de saúde.

Kathrine B. Sondergaard et al, "Non-steroidal anti-inflammatory drug use is associated with increased risk of out-of-hospital cardiac arrest: a nationwide case–time–control study", European Heart Journal - Cardiovascular Pharmacotherapy (Publicado Dec 2016). DOI: 10.1093/ehjcvp/pvw041. Oxford Academic, https://academic.oup.com/ehjcvp/article-lookup/doi/10.1093/ehjcvp/pvw041 (full article). Andrea Arfè et al, "Non-steroidal anti-inflammatory drugs and risk of heart failure in four European countries: nested case-control study", BMJ - British Medical Journal Set (Publicado 28 Set 2016); 354 doi: https://doi.org/10.1136/bmj.i4857 Cite this as: BMJ 2016;354:i4857 (full article).

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page