O que esperar do Mercado Fitness em 2018

Muito além das tendências do "mercado" Fitness, anunciadas anualmente, cuidar da saúde física é criar harmonia, vigor e conforto para conviver com o próprio corpo. Como toda meta, envolve esforço, disciplina, foco, dedicação e, se não houver clareza sobre o valor daquele objetivo, com certeza não haverá suficiente determinação para superar os desconfortos, por mais prazerosa que seja a atividade. Em compensação, para os vencedores, os louros de um corpo que rompe dia-a-dia com os próprios limites de força, resistência e flexibilidade; um corpo mais inteligente, pré-requisito para uma mente mais aguçada e capaz, mais atenta e consciente; uma consciência mais comprometida com o propósito de se auto-aperfeiçoar em todas as áreas de sua vida.
Com base em pesquisas conclusivas da UCLA - University of California - Los Angeles, os métodos devem ser baseados no movimento, projetados para construir um corpo otimizado, atlético e ágil para qualquer situação. Os exercícios devem promover o domínio de novos movimentos, para que os músculos evitem se acostumar e a evolução, seja permanente.
Os especialistas e autoridades da saúde também sugerem o reconhecimento do sono como forma fundamental de recuperação (e a recuperação, não é negociável!!) e de aprender a cultivar a própria energia.
Aqui, eles opinam sobre o que acontecerá na área do Fitness, nos próximos 12 meses.
1. O treinamento de resiliência ganhará força
Muitos protocolos de fitness são eles próprios, não sustentáveis. Fazer os mesmos movimentos repetidamente leva a lesões, a sobrecarga metabólica repetitiva e não maximiza o benefício fisiológico, no longo prazo. As pessoas na vanguarda do treinamento devem implantar sessões focadas na construção da resiliência dos seus corpos, movendo-se de maneiras diferentes e suportando o corpo em posições estranhas, treinando com várias intensidades e expondo o cérebro a novos estímulos. O foco deve ser: "melhorar a resiliência do corpo e aumentar a prontidão fisiológica", diz Michol Dalcourt, especialista em desempenho humano, fundador da Institute of Motion.
2. 2018 é o ano das células-tronco
"A nova revolução da saúde é aproveitar o poder da célula-tronco para se curar. Fornecem fatores de crescimento valiosos e recursos de cura para células danificadas, no caso específico da ortopedia, a cura de articulações desgastadas e o reparo de tendões e cartilagem danificados."- Jeffrey Morrison, MD, CNS, fundador do Morrison Center em NY.
3. As empresas de saúde criarão um foco na prevenção de doenças.
"Nós sabemos que a saúde é um estado de bem-estar e, não apenas, a ausência de doença. No entanto, 97 por cento dos recursos de saúde destinam-se a tratar doenças. Isso está prestes a mudar e os sistemas de saúde repensarão a experiência do cliente, englobando a saúde, e não apenas a doença." -David Stark, MD, diretor médico do Institute for Next Generation Healthcare.
4. As tecnologias nos ajudarão a entender melhor nossos corpos.
" 2018 será um momento emocionante, onde as tecnologias serão usadas para nos ajudar a aprender mais sobre como os corpos funcionam e delinear recomendações práticas."- John Berardi, Ph.D., Co-fundador da Precision Nutrition. "O monitoramento irá muito além da frequência cardíaca e dos monitores de passos. Tudo o que comemos será demonstrado através do seu valor glicêmico nos nossos relógios; aperfeiçoaremos a compreensão da nossa microbiota; saberemos qual tipo de exercício se adequa melhor ao nosso sistema, através da tecnologia combinada à epigenética."-Jacques Moritz, M.D., professor de obstetrícia e ginecologia na Weill Cornell Medicine em NY.
Fonte: Equinox (empresa americana de fitness de luxo), dez 2017; https://instituteofmotion.com/home/; https://www.morrisonhealth.com/; https://www.precisionnutrition.com/; http://weill.cornell.edu/.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão