top of page
Search

A Importância da Respiração no Pilates

  • Claudia B.
  • Apr 20, 2020
  • 2 min read

"Respirar é o primeiro ato da vida e o último. Nossa própria vida depende disso. Já que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar as milhões e milhões de pessoas que nunca aprenderam a dominar a arte da correta respiração".

"Breathing is the first act of life and the last. Our very life depends on it. Since we cannot live without breathing it is tragically deplorable to contemplate the millions and millions who never learned to master the art of correct breathing".

Joseph H. Pilates, Return to Life Through Contrology, 1945, Pg 13

Respirar é o nosso primeiro ato na vida e, concordamos com o Sr. Pilates, ela será a base para o nosso bom desenvolvimento físico e mental.

Já nos primeiros minutos de nossas aulas, a respiração, como um dos princípios do método, nos ajuda a perceber o nosso corpo e alinhá-lo na melhor postura, ponto de partida para o melhor desempenho.

Trabalhar com a respiração adequada, torna o movimento mais limpo, assegura a atenção e possibilita que a execução dos exercícios se dê com movimentos coordenados e fluidos, essenciais para alcançarmos os melhores resultados.

Já, se a respiração é disfuncional, há grande chances dos movimentos serem disfuncionais, também. Há inúmeras evidências científicas que, indivíduos que apresentam a respiração paradoxal (respiração invertida) ou a respiração apical (respiração alta ou superficial), estão diretamente relacionados às queixas de dor na região lombar, uma vez que ocorrerá uma ativação inadequada do diafragma e, consequente perda na coativação com outros músculos estabilizadores.

No Pilates, focamos na reorganização da respiração, que acontece na inspiração através da expansão da circunferência da caixa torácica e, na expiração realizada por meio do aumento na tensão da fáscia tóraco-lombar e aumento da pressão abdominal (PIA), o qual se dá a redução do volume – diminuição da circunferência abdominal, com a ativação dos transversos, conjuntamente com contração do assoalho pélvico (músculos do pavimento pélvico formam aparelho de sustentação e contenção dos órgãos). Em acréscimo, o método também auxilia no tratamento da incontinência urinária e fecal, no prolapso genital e na melhora o funcionamento intestinal. Isso acontece devido à diferença de pressão que existe no abdômen. Em variações de aplicação, os exercícios podem poupar a coluna de fazer o movimento, possibilitando a realização em caso de hérnia de disco, contribuindo para o seu tratamento.

Aprender como construir esse alicerce, é alternativa para viver melhor, pois se dá a descompressão axial e uma maior distribuição na transmissão das forças de cisalhamento das vértebras. Dessa forma, além de minimizar muitos problemas instalados, muitos outros são previnidos, motivo que têm levado diversos atletas profissionais a adotarem o método Pilates como um treino de suporte para os seus esportes.

O rítmo respiratório como um aliado à força, à flexibilidade, ao controle, ao equilíbrio e à coordenação, são fatores primordiais na execução dos movimentos, sejam eles esportivos ou diários, diminuição dos índices de lesão e melhor qualidade de vida.

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Sling Training

تعليقات


© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page