2° Chakra: Svadhisthana Chakra: Sacral, Umbilical ou Esplênico
Uma vez que encontramos fundação, segurança e estabilidade através do Primeiro Chakra - Muladhara, continuamos a nossa jornada de ascensão para os outros chakras. Quando o aterramento acontece de forma adequada, a energia de Svadhisthana torna-se fluída, como deve ser.

2° chakra: SVADHISTHANA
Sacral, Umbilical ou Esplênico
- O direito de sentir-
"Svadhisthana", que significa a própria morada, regula o fluxo de todos os fluídos corporais e abriga as emoções, os relacionamentos, incluíndo o relacionamento conosco mesmo, o poder da autocura e a criatividade. Move a fluidez e regula a vontade de ultrapassar os obstáculos e a forma que encaramos nossos papéis na vida.
Tem a satisfação e o prazer como princípios motivadores: prazeres que promovem o bem-estar e a força de cura natural, pela busca inerente do ser humano de sua própria sobrevivência.
No plano vertical do corpo, ele está localizado entre o osso púbico e o umbigo e, no plano horizontal, atravessa a região sacral, casa dos órgãos genitais e reprodutivos e o plexo hipogástrico inferior ou plexo pélvico, que enervam as vísceras.
A energia deste chakra é feminina, passiva e lunar e, honrar e cuidar do próprio corpo é uma forma de ativar o próprio potencial e o funcionamento saudável deste chakra.
Em equilíbrio, a sua energia nos remete à inteligência emocional e a aceitarmos o fato de que tudo é transitório e impermanente e que temos que fluir como um rio, na vida nos encorajando à aceitação, rompendo com a resistência à própria vida. Quando a consciência se move livremente, impomo-nos limites saudáveis e temos sentimentos de propósito de vida, desapego, criatividade, liberdade no movimento e transformação, seja de matérias-primas físicas ou mentais. Nossas habilidades de compaixão e empatia desenvolvem-se, nossas emoções são sentidas, entendidas, acolhidas e processadas.
Em desequilíbrio, pode ocasionar problemas nos intestinos, pressão baixa, desconforto na coluna lombar, quadris, doenças no trato urinário e nos órgãos reprodutores. Todas as reações físicas que envolvem o fluxo de líquidos corporais, podem modificar a saúde deste chackra, tais como: circulação sanguínea, lágrimas, urina, menstruação e o orgasmo. As emoções reprimidas e os vícios podem desalinhar este chakra, assim como o inverso também é verdadeiro, ou seja, o desalinhamento energético deste chakra pode levar à anulação ou recolhimento das emoções mais profundas e ao vício. Mentalmente, quando a energia deste chakra está bloqueada, pode se experimentar sentimentos de instabilidade emocional, medo, depressão e ausência da energia criativa. Sem o equilíbrio deste segundo chakra, não somos capazes de abrir e se conectar com o quarto chakra, o nosso coração e curar a cisão mente-corpo.
Ao mencionarmos o sentimento do medo é importante frisar que esse é um sentimento naturalmente normal e que, aprender a processar esse sentimento, não se rendendo a eventuais fracassos é uma forma de equilibrar este chakra.
Quando hiperativado, provoca ênfase exagerada à sexualidade, exageros emocionais e falta de limites nas condutas. Esses excessos, também podem se originar em ambientes familiares onde há excesso de estimulo de prazer (festas e entretenimento) ou excesso de problemas emocionais.
Corpo Emocional: Aspecto emocional inferior.
Movimentos favoráveis: Todo aquele que envolve a Cintura Pélvica.
Glândula Endócrina correspondente: Gônadas, Baço e Plexo Sacral.
Área do Corpo que alimenta: Sistema Reprodutor e urinário e parte dos intestinos, sangue e sistema linfático.
Elemento: Água, que equivale à coesão
Obstáculo: Culpa.
Cor: Laranja
Dedo: Mínimo.
Planeta: Mercúrio
Mantra: VAM.
6 Pétalas.
Pranayama: Respiração através da narina esquerda, chamada de Ida Nadi, uma vez que produz energia lunar.
Bandha: Mula Bandha.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão