top of page
Search

O sistema linfático

  • Claudia B.
  • Apr 25, 2016
  • 2 min read

Muito se fala em massagem linfática, mas há mudanças no estilo de vida que podem ser mais estruturantes e, rotineiramente manter, aquelas que eram "lagoas estagnadas" de linfa em um "córrego fluído". O exercício físico, por exemplo, tem um papel expressivo no bom funcionamento do sistema linfático, dada a sua dependência das contrações musculares das paredes dos canais linfáticos e, em maior grau, ao bom tônud muscular no corpo como um todo.

O sistema linfático desempenha um papel importante tanto na remoção de resíduos e toxinas, como na manutenção da sua imunidade contra agentes patogênicos, ou seja, aqueles organismos microscópicos como, bactérias, vírus, fungos, protozoários e helmintos, capazes de desenvolver doenças quando encontram circunstâncias (debilidades orgânicas), favoráveis.

Originalmente, a linfa é fluida e transparente e circula por todo o corpo, tanto perto da superfície da pele como em torno dos órgãos internos, transportando as células brancas e proteínas que resultam da drenagem do excesso de fluido intersticial ou intercelular, proveniente do espaço extracelular, onde as células despejam seus resíduos - toxinas e detritos. Portanto, é fácil compreender que, a qualidade da linfa sofre alteração na sua composição, de acordo com o "combustivel" que oferecemos ao nosso organismo, assim como com a integridade de seu funcionamento . Assim, se a ingesta de alimentos não for de boa qualidade, pode ocorrer uma congestão linfática, podendo levar a reações como, gânglios ou linfonodos aumentados, inchaço nas mãos, pés, tornozelos, olhos e seios, cicatrização lenta, erupções e alergias cutâneas, dores de cabeça ou mesmo, dores generalizadas.

Portanto, para a sua perfeita fluidez o exercício físico - fortalecimento e alongamento - acrescido a um ritmo respiratório consciente e profundo, acionará o adequado bombeamento muscular fundamental para o envio do líquido intersticial para os canais linfáticos, permitindo uma filtragem mais eficiente.

Exercícios praticados com moderação e atenção, práticas comuns nas sequências do Yoga e do Pilates, assim como a boa hidratação e a adoção de uma dieta livre de excessos, em especial os açucares, a farinha refinada, os refrigerantes e o excesso de sódio, pode maximizar os efeitos da sequência de movimentos das técnicas citadas e os benefícios a nível linfático.

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

Comentários


© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page