top of page

Nossos Olhos


Dos seus cinco "principais" sentidos, qual deles você mais tem medo de perder? Para a maioria das pessoas, a resposta a essa questão será: a capacidade de ver.

Não há qualquer atividade nas nossas tarefas cotidianas na qual a nossa visão não esteja envolvida. Nossos olhos são, indiscutivelmente, tão preciosos!!! Então, como podemos protegê-los e mantê-los saudáveis?

Cada um de nós possui características mentais, intelectuais e orgânicas que nos faz sermos seres únicos neste mundo e a nossa capacidade visual depende de muitos dessas particularidades e da nossa saúde geral. Como fatores intrínsecos, podemos ressaltar o formato do nosso globo ocular (cabe aqui ressaltar que a deformação pode ocorrer diante de habituais estímulos mecânicos, como esfregar e comprimir os olhos) e a saúde dos tecidos que integram esse órgão tão nobre (músculos, nervos, capilares).

Nossos olhos nos possibilitam a construção e análise do ambiente e objetos, quanto a sua forma, profundidade, distanciamento, movimento e cor, mas com a idade e hábitos de vida inadequados, a acurácia dessas capacidades pode se tornar comprometida por: doenças genéticas, doenças autoimunes, doenças metabólicas, doenças inflamatórias, catarata, glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética.

Após entender os fatores de risco e as causas, podemos considerar que quase toda situação pode ser tratada com bons resultados e, que muitos problemas podem evitados. A ciência já demonstrou que há inúmeras possibilidades do nosso organismo se regenerar. Com os nossos olhos não é diferente: as células das córneas, por exemplo, são renovadas a cada 7 a 10 dias. Já, quanto aos músculos oculares, eles podem ser fortalecidos, assim como qualquer outro músculo do corpo. Ambas as notícias fantásticas, exigem comprometimento com mudanças no estilo de vida e empenho, seja para a prevenção, seja para o tratamento. Assim, a atenção aos nossos hábitos e comportamento diante das nossas atividades diárias, é capital:

  • Através de visitas médicas anuais é possível acompanhar o nível de açúcar no sangue (Glicemia), a pressão sanguínea e a pressão ocular, condições que podem sofrer influencia das nossas escolhas alimentares e da ingestão de medicamentos inadequados.

  • Alimentos: As cenouras contêm vitamina A (carotenos) e são realmente boas para a saúde dos olhos. Mas frutas frescas e vegetais folhosos verde-escuro devem ser considerados, pois contêm ainda mais vitaminas antioxidantes, como as vitaminas C e E, que podem proteger os olhos contra a catarata e degeneração macular. O ômega 3 (encontrado no salmão, sardinha, linhaça) e a luteína e a zeaxantina (encontradas no ovo), são essenciais para a saúde ocular. Entretanto, nenhum alimento previne condições oftalmológicas básicas, tais como miopia ou hipermetropia.

  • O stress, ansiedade e nervosismo podem ser a causa da piora da visão! Opostamente, o estado de relaxamento proporciona a regeneração das células, a adequação da pressão intraocular e o funcionamento dos olhos em sua plenitude. O respeito ao próprio ritmo e limites é importante, sempre.

  • A exposição à luz solar provoca a ativação das células nervosas e a liberação e circulação de diversos hormônios, fundamentais para a saúde dos olhos.

  • Iluminação: A iluminação natural é sempre a mais indicada. Mas na necessidade de luz artificial, lâmpadas que "imitem" esse efeito, são as mais indicadas. Para a leitura, uma lâmpada de mesa, cor opaca, apontando diretamente para o material a ser lido, é o ideal. Já no caso de leitura na tela de computador, nenhuma luz deve estar diretamente direcionada para a mesma para não criar brilho ou reflexo na tela.

  • Uso do Computador ou outra atividade que exija grande atenção e acurácia visual (como costura, por exemplo): essas atividades não danificam os olhos, no entanto, as pessoas tendem a não piscar com a frequência necessária, o que pode causar olhos secos e/ou cansados. Para ajudar a evitar a fadiga ocular, fazer um esforço consciente para piscar regularmente e, se possível, descansar os olhos por alguns instantes a cada 30 minutos, ambas precauções para que os olhos se mantenham bem lubrificados.

  • A saúde dos tecidos musculares oculares, assim como do corpo todo, responde muito positivamente a estímulos circulatórios, a bons hábitos alimentares e de vida. Massagens em pontos que circundam os olhos, exercícios respiratórios, assim como a prática de exercícios físicos regulares potencializa o poder de manutenção sobre a boa visão. O aumento da circulação sanguínea proporciona adequado aporte de nutrientes e oxigênio, assim como a remoção de resíduos e toxinas, induzindo ao bem estar geral, a melhoria da visão e o alívio de tensões.

Algumas das práticas físicas que exigem integração "corpo, mente e emoção", através da atenção e do ritmo respiratório, são especialmente indicadas, pois abarcam diversas recomendações acima:

•Yoga (método indicado pelos estímulos corporais, ritmo respiratório, presença e concentração exigidos, no entanto, não são permitidas posturas de inversão nos casos de Pressão intraocular aumentada, Glaucoma e descolamentos de Retina e Vítreo).

•Pilates (método indicado pelos estímulos corporais, ritmo respiratório, presença e concentração exigidos).

•Caminhadas (método indicado pelos estímulos circulatórios, ritmo respiratório, relaxamento e prazer).

•Dança (método indicado pelos estímulos circulatórios, ritmo respiratório e de movimentos, relaxamento, prazer e presença).

Claudia B., c.pilatesyoga@gm

ail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page