top of page

Sistemas orgânicos e o equilíbrio do corpo no espaço


Há dois tipos básicos de equilíbrio. O equilíbrio estático, que nos dá a capacidade de levantar sem cair e, o equilíbrio dinâmico, que nos permite antecipar (feedfoward) e reagir (feedback) às mais diversas alterações, conforme nos movimentamos. Durante as nossas atividades, através de estímulos e desafios, é exatamente o que treinamos.

São quatro sistemas que trabalham conjuntamente, para nos manter equilibrados:

  • O sistema nervoso central, que coordena os movimentos e envia sinais motores para os olhos e músculos;

  • O sistema vestibular do ouvido interno, que dá a noção espacial, ou seja, envia mensagens ao cérebro sobre a posição e os movimentos da cabeça em relação ao solo;

  • A visão, que também auxilia na percepção espacial, nos posicionando em relação a outros objetos;

  • Os receptores sensoriais ou proprioceptores, incorporados nos músculos, tendões e articulações que respondem à posição do corpo e ao movimento.

Mesmo com todo esses sofisticados sistemas trabalhando, concomitantemente, para ajudar-nos a ficar de pé, os adultos mais velhos, principalmente, são suscetíveis à quedas comprometedoras, com consequências para a sua independência física.

Fatores químicos também influenciam negativamente e aumentam o risco de quedas, como algumas medicações para pressão sangüínea, certos anti-histamínicos ou até mesmo a deficiência de vitamina D, assim como os problemas de visão também contribuem grandemente com o desequilíbrio físico. Em acréscimo, há de serem considerados os hábitos posturais, assim como os desequilíbrios musculares e a rigidez articular (começando pelas articulações dos pés e tornozelos, tão significativas para o equilíbrio), que levam a desalinhamentos anatômicos, podendo contribuir para o desequilíbrio e as quedas.

Exercícios que ajudam a aumentar a força do núcleo do corpo (core ou powerhouse), que estimulam o equilíbrio e que melhoram o tônus muscular e a mobilidade articular, como o Pilates e o Yoga, são os mais recomendados na prevenção e redução das quedas.

Claudia B. – c.pilatesyoga@gmail.com / http://cpilatesyoga.wixsite.com/proatitude

Pós-Graduação: Método Pilates / Fisioterapia Esportiva – Certificação: Yoga / Treinamento Funcional / Treino em Suspensão

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page