top of page
Search

Como o Yoga e o Pilates contribuem nos quadros de Osteoporose

  • Claudia B.
  • Jul 25, 2016
  • 1 min read

A Osteoporose é uma doença esquelética sistêmica, cujo processo provoca a diminuição de deposição de cálcio no osso, ou seja, perda gradual e silenciosa do tecido ósseo, tendo como consequência a sua fragilidade, deterioração e suscetibilidade a fraturas. Representa um problema de saúde pública expressivo pelos altos índices de morbidade e mortalidade.

Em função da menopausa, o grupo feminino é o mais atingido pela doença, têm-se observado o aumento de casos em pessoas cada vez mais jovens e, portanto, em uma fase da vida não relacionada com processo de envelhecimento.

Há um consenso entre os profissionais da saúde sobre a importância da preservação da massa óssea. Os exercícios têm grande impacto na osteoporose, uma vez que a ação dos músculos eleva a carga mecânica provocando um aumento de massa e resistência óssea. Há também os benefícios secundários, como melhora de coordenação, força, mobilidade e, consequentemente, redução do risco de traumas e fraturas.

Os exercícios de equilíbrio, valiosos em qualquer faixa etária, são fundamentais frente ao envelhecimento, uma vez que as fraturas são comumente provocadas por quedas em decorrência da perda da integridade muscular do núcleo do corpo com prejuízos ao sistema sensório motor, que reúne o sistema neuromuscular e o controle nervoso.

O Yoga e o Pilates proporcionam o fortalecimento integral: muscular, mental e emocional. Considerados exercícios conscientes, ou seja, exigem grande atenção do praticante, são moderados e respeitam às individualidades, capacitando e proporcionando o alcance da melhor saúde possível, modificando inclusive o posicionamento emocional e confiança perante a vida.

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

Comments


© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page