top of page

Os efeitos do Yoga Nidra em distúrbios menstruais.


Há um grande grupo de mulheres que sofrem de distúrbios físicos, emocionais e psicológicos todos os meses, diante do evento menstrual. O médico ginecologista e pesquisador pela Faculdade de Medicina da USP Alexandre Faisal explica que as queixas são relacionadas ao aumento ou diminuição excessiva do fluxo menstrual, sangramentos irregulares, cólicas, náuseas, letargias, depressão entre outros. Apesar dos resultados positivos de tratamentos convencionais, muitas mulheres preferem associá-los com terapias complementares, como a yoga.

Em recente estudo de ensaios clínicos realizado na Índia, 250 mulheres divididas em 2 grupos (O grupo 1 fez uso somente da medicina tradicional e o grupo 2 acrescentou à essa utilização, também a prática do Yoga Nidra por 5 vezes/semana, com duração de 30 minutos).

Como achado, foi apontado que as mulheres que utilizavam os dois tratamentos tiveram uma melhora em sintomas da ansiedade e depressão, sem o risco de se expor a efeitos colaterais relacionados.

As hipóteses para explicar esses resultados tão satisfatórios é que há maior liberação da dopamina (neurotransmissor ou mediador químico, envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição, sono e memória) além de aumentar a atividade do SNPS - Sistema Nervoso Parassimpático (contrabalança ao Sistema Simpático, estabelece ao corpo um estado de calma e conserva a sua energia, diminui o ritmo cardíaco, aumenta a atividade intestinal, modula o funcionamento dos órgãos viscerais e glândulas, relaxa os músculos do esfíncter do trato gastrointestinal, facilita a síntese do glicogênio e a diminuição da pressão sanguínea).

http://jornal.usp.br/atualidades/yoga-ajuda-em-doencas-psicologicas-ligadas-as-queixas-menstruais/

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page