top of page

Os efeitos da prática do Yoga


A Prática do Yoga vem sendo exaustivamente investigada por inúmeros pesquisadores, nas mais diversas áreas e as evidências de que a prática de Yoga é uma abordagem de baixo risco e de alto rendimento na melhora e controle da saúde geral, está em ascensão.

Recentemente, dois estudos promovidos pela Harvard Medical School demonstraram expressivos benefícios em duas áreas de grande interesse geral.

Meditação: há uma enorme variedade de estudos que comprovam que a prática constante da meditação apresenta efeitos positivos psicofisiológicos e neurocognitivos.

Os exercícios respiratórios: as práticas respiratórias causam uma resposta de relaxamento e um consequente impacto no sistema nervoso autônomo. Com o tempo, isso resulta em estado de presença e leva a mudanças cognitivas e comportamentais, positivas e permanentes, auto-capacidade de reduzir o estresse, autorregulação emocional e, em última análise, benefícios de longo prazo à medida que há a ampliação da consciência.

A prática do Yoga na doença: É cientificamente comprovado que o Yoga é uma poderosa prática para promover a saúde mental e física. Quadros de distúrbios incluindo, ansiedade, depressão leve, dor crônica, asma, entre outras, também podem ser tratados com intervenções baseadas no Yoga. Observando a epidemia de males relacionados ao estresse, ansiedade e depressão, a prática do Yoga comprovou ser positiva na modulação dos sistemas de resposta ao estresse do corpo. Ao provocar o equilíbrio do sistema nervoso autônomo, observa-se a diminuição dos hormônios de resposta ao estresse (neurotoxinas como o cortisol), diminuindo a pressão arterial e aumentando a variabilidade da frequência cardíaca. Os benefícios adicionais incluem níveis aumentados de "neurotransmissores felizes" naturais, como o GABA, a serotonina, a melatonina e a ocitocina. Também, observou-se a redução do tamanho da amígdala, centro que percebe a ameaça no cérebro, responsável pelo medo, ansiedade e estresse.

Os efeitos da prática do Yoga no Controle Emocional

Conforme eu já expus a muitos alunos, a prática do Yoga modula a nossa resposta às situações de estresse tornando-nos, notadamente, mais no controle de nossas emoções.

Desde a década de 1970, a meditação e outras técnicas de redução do estresse estão sendo estudadas como possíveis tratamentos para depressão e ansiedade e, os resultados das pesquisas sugerem que o Yoga parece modular os sistemas de resposta ao estresse, diminuindo a excitação fisiológica, reduzindo a freqüência cardíaca e aumentando a sua variabilidade, um indicador da capacidade do corpo de responder ao estresse de forma mais flexível; diminuindo a pressão arterial e ampliando a respiração.

As aulas podem variar de intensidade, indo de um estilo terapêutico, delicado e complacente para um estilo mais condicionante, extenuante e desafiador, uma vez que a escolha pode ser baseada na capacidade física e preferência pessoal. No entanto, no geral a prática deve combinar três elementos: as posturas físicas ou Asanas; o controle respiratório ou Pranayamas e sua aplicação à execução dos Asanas; e um curto período de relaxamento profundo ou meditação.

Um estudo bastante relevante, feito na Universidade de Utah, ressaltou o valor da prática frente à capacidade de administrar o estresse com ênfase às respostas dos participantes à tolerância a dor.

Os pesquisadores observaram, através de realização de Ressonância Magnética Funcional, que as pessoas que têm uma resposta mal regulada ao estresse também são mais sensíveis à dor e que, os praticantes de Yoga, parecem gerenciar melhor esses sintomas.

Yoga diminui os sintomas relacionados ao tratamento em homens com câncer de próstata

A maioria dos homens acaba desenvolvendo algum tipo de problema de próstata, e quando o fazem, geralmente não há soluções fáceis.

Mesmo sendo uma glândula tão pequena, a próstata devido a sua localização - na junção das funções sexual e urinária, causa diversos problemas aos homens, como câncer de próstata, hipertrofia benigna da próstata e prostatite - inflamação e infecção da próstata - podem ser difíceis de diagnosticar e tratar.

As pesquisas mostram que o Yoga pode reduzir a fadiga emocional e física causada pelo tratamento do câncer. Em 2017, os cientistas relataram pela primeira vez que isso também é verdade especificamente para os homens em tratamento para o câncer de próstata. Homens que fizeram uma aula de Yoga duas vezes por semana durante o tratamento com radiação relataram menos cansaço, menos efeitos colaterais sexuais e melhor funcionamento urinário do que os homens que não o fizeram.

A equipe de pesquisa registrou 50 homens com idades entre 53 e 85 anos que foram diagnosticados com câncer de próstata não metastático precoce ou avançado. Destes, 22 foram destinados a aulas de Yoga. Todos os homens receberam tratamentos de radiação programados; 29 deles também estavam em terapia hormonal, e 19 haviam sido tratados anteriormente com cirurgia. Os grupos de ioga e controle foram equilibrados com relação a vários tratamentos de câncer, bem como tratamentos para efeitos colaterais.

O tipo de yoga avaliado no estudo, concentrou-se em manter e manter poses acessíveis para todos os tipos de corpo e níveis de experiência. As sessões duraram 75 minutos cada. Antes, durante e após o estudo de nove semanas, os homens foram solicitados a avaliar sua fadiga, bem como os sintomas sexuais e urinários.

Homens do grupo da prática do Yoga relataram melhora ou estabilização dos escores de sintomas ao longo do tempo, enquanto homens do grupo que não praticaram Yoga relataram piora dos sintomas. Os autores especularam que o Yoga melhora a função erétil e urinária fortalecendo os músculos centrais e melhorando o fluxo sanguíneo.

Fonte: Harvard Mental Health Letter, https://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/yoga-for-anxiety-and-depression?utm_source=delivra&utm_medium=email&utm_campaign=GB20180131-Yoga&utm_id=795669&dlv-ga-memberid=11176222&mid=11176222&ml=795669.

https://www.health.harvard.edu/promotions/harvard-health-publications/annual-report-on-prostate-diseases?utm_source=delivra&utm_medium=email&utm_campaign=HB20180331-Prostate&utm_id=865113&dlv-ga-memberid=11176222&mid=11176222&ml=865113

Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com

Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page