A Meditação e o Estresse
- Claudia B.
- Dec 19, 2018
- 3 min read

"Manter o corpo em boa saúde é um dever, caso contrário, não seremos capazes de manter nossa mente forte e clara."
"To keep the body in good health is a duty, otherwise we shall not be able to keep our mind strong and clear."
~ Buddha
Rítmo cardíaco acelerado, respiração superficial, sono agitado, digestão difícil, fome irregular... esgotamento emocional. O estresse é considerado um problema epidêmico, com efeitos crônicos na saúde física, mental e emocional.
Não há dúvidas que não temos como fugir de muitas situações ou como controlar muitas das fontes que reforçam esse estado em nossa vida, mas há como aprender a lidar com esse estado, com efetividade.
Pesquisas mostram que pessoas que meditam regularmente apresentam um maior controle da pressão arterial, desenvolvem menos doenças cardíacas e síndromes de pânico e ansiedade, tem um sono mais reparador e fácil e se mostram mais resilientes às adversidades inerentes à vida. Ferramenta simples, mas poderosa, a meditação nos possibilita conhecermos um grande estado de relaxamento, onde a confiança na vida volta a fazer sentido e os nossos problemas se tornam menores. A impotência e o medo diante dos acontecimentos são comumente substituídos por compreensão que, para tudo, há um processo de aprendizado ao qual somos submetidos.
Durante a prática da meditação, é comum e esperado que todas as ações de sobrevivência do nosso corpo, (regidos pelo nosso SNS - Sistema Nervoso Simpático), se desacelerem e aqueles que se ativam quando percebemos que não estamos sob ameaça, (o SNP - Sistema Nervoso Parassimpático), se torna soberano: a respiração fique mais lenta, a pressão arterial se normalize, as dores se tornem mais suportáveis, freqüência cardíaca e os níveis de hormônio ativados pelo estresse, caiam as dores se tornem mais suportáveis.
Mesmo sem estarmos conscientes do processo, todos nós estamos envolvidos em um diálogo interno contínuo. O significado emocional associado aos pensamentos que se encadeiam, nos deixa exaustos, pois nos retira a possibilidade de foco e de vivermos o momento presente. É por esse motivo que a meditação realizada em grupo é muito mais eficaz, pois ao termos um líder que guie a nossa atenção, que literalmente surpreende a mente dos praticantes com um assunto inesperado, o ciclo de atropelo de pensamentos é rompido e passamos a nos sentir amparados pela energia do momento, que só tende a crescer durante a prática.
Assim como ocorre no caso dos exercícios físicos, não devemos esperar os benefícios da meditação imediatamente quando findamos uma sessão, uma vez que a progressão e os benefícios são percebidos ao longo do tempo.
Quanto mais praticarmos a meditação, mais seremos capazes de experimentar "espaços de tempo" de estados ampliados de integração e consciência pura. E é no silêncio desses espaços que, conscientemente, permitimos que a cura para todos os nossos problemas, suceda. No mínimo, podemos passar a vislumbrar uma nova perspectiva sobre eles.
Enquanto a mente constantemente está envolta por pensamentos de diversas naturezas e que cicla entre o futuro e as memórias do passado, o corpo vive no momento presente. É por isso que ele é uma das melhores e confiáveis ferramentas para equilibrar a nossa harmonia e felicidade de viver.
Durante a meditação:
Não negue os seus sentimentos. Só não dê tanta atenção a eles.
Aceite seus sentimentos e não os julgue.
Esteja aberto e disposto a ouvir as informações que o seu corpo, oferece. Cada célula está do seu lado, o que significa que você tem centenas de bilhões de aliados.
Imagine que os seus sentimentos mudam a cada acontecimento. Assim não tente bloqueá-los. Só observe.
O nosso estado de presença possibilita que o momento que vivemos não seja ofuscado por perturbações. Diante delas, tome contato e coduza a sua respiração, de forma compassada e profunda. É ela que lembra o corpo de seu estado natural, de harmonia e auto-regulação.
Claudia B., c.pilatesyoga@gmail.com
Pós-Graduação: Método Pilates – Fisioterapia Esportiva/ Certificação: Yoga – Treinamento Funcional – Treino em Suspensão
Комментарии