A Meditação e a Nossa Realidade

Apesar da subjetividade e dos vieses enfrentados pela comunidade de pesquisadores, numerosos estudos científicos já demostraram diversos benefícios advindos da prática da meditação, incluindo o equilíbrio da saúde física e mental, tais como: o melhor controle da pressão arterial, doenças cardíacas e metabólicas, o melhor controle dos estados emocionais, tais como ansiedade, depressão, insônia e dos comportamentos de dependência.
Infelizmente, manter a atenção da mente em constante estado de vigília, acaba por drenar a nossa energia vital e pode levar-nos a "passar" pela vida de forma superficial, desconhecendo as potencialidades que repousam no o nosso próprio "reino".
Subjugar o corpo a ficar imóvel e silenciar a mente moderna, hiperestimulada por tecnologias e pela velocidade das informações, acostumada a remoer o passado, a projetar-se no futuro e a determinar todas as coisas, não são tarefas a serem dominadas em poucas experiências.
Não há dúvida que ao impormos o "toque de recolher" através da imobilidade e do silêncio sugeridas pela Meditação, enfrentamos resistências e sabotagens advindas de nós mesmos. Mas esse é o caminho a ser trilhado, se queremos nos preparar para interpretar e reagir a situações que nos desafiam.
As tarefas mais importantes da nossa vida não são passíveis de delegação e meditar para conquistar o autocontrole é uma delas. Somente nós é que podemos estabelecer uma conversa íntima e verdadeira conosco mesmo; somente nós podemos adentrar no nosso mundo interior e vislumbrar novas possibilidades; somente nós podemos lidar com os nossos sentimentos diante dos acontecimentos da vida.
Na realidade, a nossa QUALIDADE DE VIDA e a nossa expressão neste mundo depende das nossas escolhas, das pequenas atitudes e decisões diárias. Isso é o que, cumulativamente, perfaz o conjunto de valores que orienta a nossa caminhada. Isso é o que dá ao nosso interior, vida e sentido de evolução ou estagnação.
Claudia B. – c.pilatesyoga@gmail.com / http://cpilatesyoga.wixsite.com/proatitude
Pós-Graduação: Método Pilates / Fisioterapia Esportiva – Certificação: Yoga / Treinamento Funcional / Treino em Suspensão