Lesões Esportivas

Os custos pessoais das lesões vão muito além do impacto econômico, mas incluem o estresse psicológico, seja por meda de recidivas, seja pela perda de aptidão física, que incluem atrofia muscular e declínio de força e de performance, causados pela inatividade.
Atualmente, todos os esforços são realizados antes de se pensar em uma intervenção invasiva / cirúrgica ou imobilização, que resulta em diminuição da massa muscular e da taxa metabólica local, na sensibilidade à insulina, assim como o aumento da porcentagem de gordura no músculo. Embora muitos fatores afetam a taxa de declínio da massa muscular, incluindo o nível anterior de força, o sexo, a idade e os músculos envolvidos, são estimadas perdas de aproximadamente 0,5% ao dia e estudo revelou que, apenas duas semanas após a imobilização, homens saudáveis apresentaram uma deterioração média de 23% na força muscular.
Em condições normais, ou seja, em indivíduos saudáveis, o tecido muscular que é perdido é reconstruído todos os dias. Se as circunstâncias permanecem as mesmas, o corpo administra a homeostase, sem que haja perdas expressivas. No entanto, quando inativo devido a um ferimento, o tecido muscular se degrada rapidamente, enquanto que a reconstrução muscular é completamente prejudicada. Já, tendão e osso, parecem deteriorar-se a uma taxa mais lenta que o músculo durante a imobilização.
Assim, é por compreender que o declínio significativo do tecido muscular está intrinsicamente vinculado a perda de função durante o período de recuperação que se opta por voltar ao treino o mais rápido possível, respeitando somente as fases de recuperação.
Os fatores causadores de lesões nos membros inferiores estão prioritariamente relacionados à biomecânica – fatores posturais e padrões de movimentos – que incluem o controle deficiente dos músculos.
Claudia B. – c.pilatesyoga@gmail.com / http://cpilatesyoga.wixsite.com/proatitude
Pós-Graduação: Método Pilates / Fisioterapia Esportiva – Certificação: Yoga / Treinamento Funcional / Treino em Suspensão