O Método Pilates
- Claudia B.
- Oct 7, 2019
- 1 min read

O método de Joseph H. Pilates postula alguns princípios básicos, até hoje seguidos, como o centramento, a respiração apropriada, a concentração, o controle, a precisão, a fluidez dos movimentos, assim como a dissociação e integração dos membros inferiores e superiores na execução dos exercícios. Entre os inúmeros benefícios, estão o fortalecimento, a tonificação muscular e o alongamento, porém com ênfase na musculatura estabilizadora da coluna.
O método tem sua aplicabilidade, tanto para a reabilitação (dores e patolologias osteo-músculo-articulares), como para a conquista de controle para níveis de condicionamento físico mais avançado (equilíbrio, força de resistência),
Como prima pelo alinhamento articular e, consequente, alinhamento postural, busca desvendar aquilo que uma postura desalinhada e suas compensações acobertam, uma vez que o sistema nervoso central controla e coordena o funcionamento de todos os órgãos e estruturas do corpo humano.
O treinamento, através do controle intersegmentar necessário durante os exercícios, auxilia o praticante a ter um olhar mais crítico e criterioso sobre o seu próprio comportamento postural.
O Método Pilates contempla nos seus exercícios, a capacidade de resistência às pressões axiais descendentes (exercidas pela força gravitacional e pelo peso do indivíduo) e a força solo ascendente, percebida pelo eixo raquidiano, trabalhando a mobilidade e a estabilidade conjuntamente.
Claudia B. – c.pilatesyoga@gmail.com / http://cpilatesyoga.wixsite.com/proatitude
Pós-Graduação: Método Pilates / Fisioterapia Esportiva – Certificação: Yoga / Treinamento Funcional / Treino em Suspensão
Commentaires