top of page

Postura e sua influência na função


Idealmente, considerando-se o plano transverso, o corpo deveria se apresentar como uma unidade simétrica. As articulações de sustentação de carga (ombros, quadris, joelhos e tornozelos) deveriam se apresentar uniformes e equilibradas. No entanto, as influências de nossos hábitos fazem com que nossa musculatura e esqueleto se deformem, na sua apresentação. Como todas as compensações têm um custo, os vários sistemas interconectados - digestivo, nervoso e linfático – deixam de funcionar harmonicamente.

O alinhamento também pode fazer maravilhas por nossa energia, sono e humor. Quando removemos limitações, o oxigênio pode fluir mais livremente pelo corpo.

O papel da postura na digestão

Qualquer tipo de desalinhamento pode alterar a forma como os órgãos se relacionam espacialmente entre si, impactando, diretamente, os processos digestivos.

A pelve é fundamentalmente crucial, pois sua posição estratégica no corpo, faz dela base para todos os órgãos vitais. Assim, se os quadris estão fora de seu eixo de inclinação, uma cascata de desalinhamento é criada, iniciando-se pelas curvaturas da coluna, que podem empurrar o cólon transverso na cavidade torácica, impedindo-o na sua motilidade e que e os resíduos passem livres pelos 6 metros de comprimento do intestino. Isso pode levar ao acúmulo de resíduos e gás no corpo.

Além disso, o bom alinhamento favorece o fluxo sanguíneo a todos os órgãos internos.

Claudia B. – c.pilatesyoga@gmail.com / http://cpilatesyoga.wixsite.com/proatitude

Método Pilates / Fisioterapia Esportiva / Yoga / Treinamento Funcional / Treino em Suspensão

© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

    bottom of page